23 agosto 2016

Resenha | O Filho da Natureza - Isis Luiza


Livro: O Filho da Natureza
Série: O Filho da Natureza #1
Gênero: Distopia
Autora: Isis Luiza
Editora: Arwen
Páginas: 263 
Ano: 2016

Resenha:

“Vocês já ouviram falar naquele ditado de que tudo o que vai, pode voltar? Então, vou lhes contar uma história e quem sabe assim poderão entender melhor as minhas palavras...”.

Estamos em 2114. O ano em que aconteceu a Devastação. A Natureza, depois de sofrer nas mãos dos homens por tanto tempo, resolveu revidar e a destruição que aconteceu recebeu o nome de Devastação. Mas nem todos morreram, alguns poucos humanos sobreviveram e 50 anos depois vemos um mundo completamente diferente do qual conhecemos. Nem tão diferente assim, já que só sobreviveu os mais ricos que tiveram dinheiro para fugir do litoral e os que deram a sorte de não estarem no lugar errado, na hora errada. E os que sobreviveram, criaram a Suvers, que é uma espécie de cidade onde, nos prédios que ficaram em pé vivem os governantes, nas casas em voltas aos prédios, os comerciantes e fora da cidade nas imediações da floresta, chamado de Aldeia, o resto da população, que vivem nos escombros do que sobrou e são proibidos de entrar em Suvers. E tem também os "coisas".

Os Coisas são os humanos que sobreviveram a irradiação e ficaram deformados no processo. Eles vivem na floresta e só saem a noite e dizem são canibais. Sam, nosso protagonista, já encontrou alguns deles, e sempre correu o mais que pode de volta a sua casa, mas nunca disse nada a ninguém, já que tecnicamente ele é proibido de entrar na floresta. Sam não se conforma com a vida na Aldeia e não vê a hora que chegue o dia em que finalmente poderá se aventurar na floresta. E esse dia pode ter chegado. Seu pai é assassinado pelo governo de Suvers, sob a suspeita de ser um rebelde. Os rebeldes são pessoas que se opõe ao governo e são chamados de Filhos da Natureza. E o governo faz um anúncio. Todas as pessoas da aldeia serão testadas, supostamente para descobrir quem tem um nível elevado de radiação no sangue e é propenso a ser um rebelde. Então Sam é acordado por sua mãe dizendo que eles tem que fugir. Eles tem que chegar ao acampamento dos rebeldes. Mas no meio do caminho, sua mãe é assassinada e Sam leva quatro tiros antes de matar o soldado que atirou. Mas Sam não morre. 

Ele acorda e tem uma garota olhando para ele. Seu nome é Cat e ela é do grupo dos rebeldes. Mas na verdade eles são mutantes. Enquanto alguns humanos ficaram deformados e se transformaram em monstros, outros adquiriam algumas habilidades. E é isso que o governo quer testar na verdade, para descobrir quem tem essas habilidades. A de Cat, é o teletransporte. E Sam também é um deles, já que conseguiu se curar. Ela diz a Sam que existem muitos outros sobreviventes pelo mundo, e vai levá-lo ao acampamento. Mas antes ela mostra a Sam um mundo que ele só via nos livros que seu pai tinha escondido. A natureza é perfeita. Flores, vegetação e animais que ele pensava estarem extintos. E quando chega ao acampamento, Sam fica ainda mais admirado com tudo o que tem lá, com a tecnologia do local. Até banho de chuveiro ele toma. Mas logo ele descobre uma coisa que coloca abaixo tudo o que ele acreditava sobre sua vida até agora e ele fica sem saber o que fazer.

"O mundo não havia quase acabado como pensávamos. Ele havia renascido. Ele estava lindo."

Eu li algumas resenhas bem negativas desse livro. Mas como a sinopse me chamava muito a atenção, quando fui contatada pela autora para uma parceria, aceitei ler o livro e tirar as minhas próprias conclusões. E ainda bem que o fiz porque a minha opinião e visão sobre a história foi bem diferente das resenhas que eu tinha lido. Primeiro que adoro uma distopia. E não tem como não pensar que uma coisa assim poderia realmente acontecer. A forma como o homem está acabando com a natureza, e como acredito na lei do retorno, é uma ideia que não é dificil de acreditar. Uma hora o homem vai ter que dar conta do que está fazendo. E amei a ideia da autora da própria natureza se vingando. E outra coisa que gostei bastante foi a forma como ela desenvolveu o livro, fugiu bastante dos enredos prontos que tenho lido nos livros do gênero.

A escrita da autora é bem fácil de se acompanhar. Quando percebi já tinha lido metade do livro em uma sentada. O livro é mais voltado para o publico infanto juvenil, então não me incomodei com algumas atitudes do protagonista, e essa foi uma das criticas que mais li nas resenhas, sobre a infantilidade do personagem. Eu não concordei com isso. Ele teve sim algumas atitudes inesperadas para alguém da idade dele, mas se olharmos o contexto, a situação em que ele vive, então foram sim justificadas. Eu me coloquei no lugar dele e se fosse eu a descobrir o que ele descobriu, acho que teria a mesma reação. Eu gostei dos personagens, gostei da história e amei o final, fiquei de cara com o epílogo. E com certeza vou querer ler a continuação. Sem falar nessa capa que é linda e assim que der vou adquirir meu exemplar físico.

Nota:



19 comentários:

  1. Oiii Sil

    Que bom que vc gostou do livro. Ainda não li nenhuma crítica negativa não, mas como vc disse, ao ser um livro infanto-juvenil, devemos esperar certas atitudes mesmo.
    Tb não resisto à uma distopia!

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Menina, eu também gostei muito do livro. Achei um cadinho diferente das distopias que estou acostumada.
    Quanto as atitudes do Sam, creio que deve ser porque no livro ele tem uns 18 anos, se não me engano. Mas nem por isso tiro a razão dele. Houve uma reviravolta na vida do guri e o povo não quer que ele se "rebele" um pouco.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Que bom que o enredo te prendeu e te ganhou. Realmente é um pouco diferente das distopias atuais, o que é excelente.
    Contudo, por ser uma obra mais juvenil, não sei se conseguiria me envolver tanto.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  4. Então, estou ouvindo falar bastante desse livro, já entrou na minha wish! Infanto-Juvenis são bem descontraídos <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana tudo bem? Não conhecia essa série ainda, gostei muito da sua resenha e por ser uma distopia acho que pode ser uma boa pedida pra mim tb!
    Quem tem grana sempre escapa né? Até na fantasia! #bad
    Já estamos te seguindo aqui ok?
    Bjs
    André
    PARTICIPE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO!

    ResponderExcluir
  6. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu acho que essa é a primeira resenha positiva que leio desse livro. Você já deveria saber que eu estava meio com o pé atrás com relação a essa obra depois de uma resenha que li. Enfim, a sua mudou a minha perspectiva. Eu consigo também entender certos personagens dependendo do livro e se for juvenil é totalmente compreensível determinados comportamentos. E eu acho totalmente plausível a natureza se vingar da raça humana e é um perspectiva diferente e interessante de acompanhar.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    que legal esse livro, achei bem bacana e de tirar o fôlego!
    Gosto muito desses livros de novos mundas, muita fantasia e personagens com dons, mistérios e muitaaaaaa ação!
    Anotada a dica aqui!
    A capa é muito linda mesmo.
    bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!!

    Ultimamente não ando lendo distopias, mas concordo com vc que é importante relacionar a idade e o amadurecimento dos personagens em relação as atitudes deles. Enfim, que bom que gostou da leitura!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Nossa, eu não sabia desse livro, mas agora fique bem empolgada com a leitura! Principalmente por ser uma distopia!Amei a resenha <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ler distopias, mas gostei muito da premissa dessa. Também acredito que uma hora o homem vai pagar por todo o mal que faz a natureza, e essa ideia de a própria natureza se vingando, é espetacular! Vou procurar esse livro, quem sabe eu passe a gostar mais do gênero não é mesmo?

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Achei a premissa bastante original e tbm concordo com vc: creio que a humanidade nao saira impune do jeito que está destruindo a natureza.
    Só achei meio batido a parte das mutações pela radiação. Acho que já perdi a conta de quantas vezes vi livros partindo dessa ideia.
    Não conhecia o livro, mas acho que não me animo a ler por ser destinado a um publico mais juvenil.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    já tinha visto o livro por ai, mas não tinha lido uma resenha.
    Parece ser bom, mas não leria no momento

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem? Também vejo muitos comentários negativos sobre esse livro :( Mesmo assim, eu tenho vontade de ler =D E pela sua resenha, acho que posso curtir sim.
    Adoro distopia, adoro natureza, adoro....
    Ainda lerei esse livro =D
    Beijooooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bem??
    Meodeos, quantas resenhas que já li sobre esse livro haha Eu fiquei superinteressada nele. Você gostou muito do livro, deve ser muito bom msm!! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com
    PROMOÇÃO ROLANDO --> http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/

    ResponderExcluir
  15. Já li muitas resenhas sobre este livro ultimamente e a cada resenha que leio fico mais curiosa! Ainda não tive oportunidade de ler, mas assim que surgir uma eu com certeza irei ler.
    Ótima resenha.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Eu, diferentemente de você, não gostei da capa. Hehe
    Não acho que lerei esse livro. A ideia da natureza se vingar do homem é legal, mas acredito que a história em si não é para mim, não me convenceria, sabe?
    Mas fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela resenha fico muito feliz que tenha gostado! Sim algumas atitudes do Sam são meio loucas mas a situação é louca então ele tem um desconto certo? Hahaha
    Bjs
    Isis L.M.J.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, bem explicada e sincera. Ainda não li esse livro, mas tenho interesse, pois gosto desse gênero e de temas voltados para o grupo infanto-juvenil. A premissa é muito interessante e os personagens parecem bem cativantes. Se tiver oportunidade, vou ler. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo