08 outubro 2017

Resenha | Clickbait - Paulo Mateus


Livro: Clickbait
Série: Não
Gênero: Fantasia, Aventura
Autor: Paulo Mateus
Editora: Independente
Páginas: 133
Ano: 2017
Compre aqui: Amazon
Resenha:
A vida de Cristina é uma rotina diária. Todos os dias ela acorda com o despertador do celular exatamente as sete da manha. E ao tentar desligar o despertador, ela sempre derruba o celular no chão. Todos os dias ela faz as mesmas coisas. Acorda, desliga o despertador, escova os dentes, toma banho, toma café e meia hora depois que acordou, ela sai para o trabalho com seu uniforme chamativo na cor laranja. Aos vinte e três anos Cristina trabalha em uma loja de aparelhos eletrônicos e tenta juntar algum dinheiro para fazer uma faculdade. Mas a casa onde ela mora é tão velha que o pouco que ela junta vai para consertar as coisas que quebram na casa. Todo dia ela caminha meia hora para chegar ao seu trabalho, além de economizar o dinheiro da condução, ela ainda mantém a forma. Mas o seu trabalho também é bem sem graça, com os mesmo tipos de clientes todos os dias. Ou são pessoas mais velhas que não sabem o básico sobre os aparelhos vendidos na loja, ou são adolescentes que entendem do assunto, mas que não tem dinheiro para comprar nada sem o consentimento dos pais.

De vez em quando alguém devolve algum vídeo game por exemplo e é seu trabalho testar o produto. Só nessas horas que ela se diverte um pouco. No fim do dia, ela caminha de volta para casa e ao chegar está tão cansada que é banho, comer besteira e assistir alguma série até pegar no sono para no outro dia começar tudo de novo. Mas nesse dia em especial um pássaro quebra sua rotina. Quando está quase pegando no sono ela vê um pássaro todo azul na janela. É de um azul tão intenso que ele até parece ter brilho próprio. E no dia seguinte quando está indo para o trabalho ela vê o pássaro novamente, dessa vez em cima de uma placa. Mas o dia que parecia promissor, termina com seu celular sendo roubado no caminho de volta para casa. Cristina fica preocupada por não ter mais seu despertador, mas por incrível que pareça ela consegue acordar no horário certo e quando está indo trabalhar ela vê o pássaro novamente, mas dessa vez ela resolve segui-lo. O pássaro leva Cristina até um bueiro e quando Cristina destampa o bueiro, ele voa para dentro.

Cristina não entende como um pássaro tão bonito pode entrar em lugar como aquele. Mas então começa a sair uma luz branca e azulada de lá de dentro e quando Cristina percebe está caindo dentro do bueiro. Pensando que chegou seu fim, seu ultimo pensamento é de que aquilo não era exatamente um bueiro. E não era mesmo, Cristina acabou de passar por um portal e não se sabe como acaba indo parar dentro da internet. Ela logo encontra um robô que diz se chamar Said. Ele diz que é uma inteligencia artificial que foi programada para ser perfeita, mas que agora já está ultrapassada. E quando Cristina diz que precisa de ajuda para voltar ao seu mundo, Said diz que ele devem encontrar a unica coisa pensante naquele lugar capaz de levá-la para casa: o deus Google. Encontrá-lo não vai ser nada fácil, e o pior é que quando eles finalmente conseguem, eles descobrem que o motor de buscas foi roubado e sem ele Cristina não vai conseguir voltar.

Esse é o terceiro livro do autor que eu leio. E é o terceiro gênero diferente. Acho o máximo autores que conseguem escrever tantos gêneros diferentes e ainda mais quando consegue ser bom em todos eles. O primeiro livro que li dele foi Fuga para o Paraíso, um livro de ficção científica que gostei bastante. O segundo foi um livro de contos de terror, Os Fantasmas do Espelho, que amei e agora temos Clickbait, um livro de fantasia/aventura que vai fazer a felicidade dos geeks em geral. Eu gostei bastante da história. A leitura é muito rápida, não apenas pelo tanto de páginas, que são poucas se comparadas a outros livros do gênero. Mas também pelo clima de aventura da história. As páginas vão virando sozinha porque queremos saber como a história vai terminar e se a Cristina vai conseguir sair daquela enrascada. A cada novo capitulo as coisas só pioram para o lado dela.

A história é bem louca, como disse acima, para os mais familiarizados com os termos, os geeks de plantão, o livro é um prato cheio. Já eu que sou meio velha e só agora estou aprendendo o que é html, hehe, teve várias coisas que precisei procurar o significado para saber o que era. Por isso acho que o livro é mais indicado para um publico mais adolescente, ou se você entende bastante do assunto e gosta desse estilo, vai se sentir em casa. Por vezes lembrei de alguns livros da série vagalume, em específico o livro Viagem pelo ombro da minha jaqueta. Não que as histórias tenham alguma coisa a ver, mas pelo fato do protagonista ficar minusculo e viajar dentro da jaqueta dele e aqui a protagonista viaja dentro da internet.

Falando em protagonista, a Cristina é um bom personagem, mas o Said roubou a cena na minha opinião. Eu amei aquele robô. Ele é muito engraçado, principalmente quanto tenta ser sério. Suas frases são as melhores e ficava a todo momento imaginando ele como se ele fosse real e estivesse aqui na minha frente. Já a Cristina, achei que ela se daria melhor se ela tivesse uns 16 anos por exemplo. Não consegui ver ela com vinte e três. O deus Google também é um barato. Eu costumo me referir ao google como o Santo Google e no livro ele é o deus do lugar, achei bem legal isso hehe. Enfim, eu indico o livro para quem gosta de uma leitura rápida e cheia de aventuras. E quem se interessou corra lá na Amazon e garanta o seu.


Nota:



14 comentários:

  1. Oi, Sil

    Mulher, bota loucura nisso. Ru comecei a rir quando o pássaro voou pra dentro do bueiro, mas quando surgiu o deus Google eu gargalhei aqui, e são duas e quinze da manhã! Hahahaha
    Eu me refiro ao Google como pai dos burros! Hahaha
    Mesmo sem ter lido também acho que é uma história para um público mais jovem e geek/nerd. Eu achei divertido, mas não leria não.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter dado boas risadas ao imaginar as situações citadas na resenha, acho que eu não leria não, viu! Jhahahaha
    Mas, sei lá, pode ser uma boa pedida para ler depois de um daqueles livros beeeem pesados, né?
    Bem, anotei a dica aqui!
    Vai que rola a oportunidade de ler qualquer dia desses?
    Rsrsrsr

    E pra mim o Google é o pai dos burros também, Tamires! hsIAHsuihas

    Beijocas,
    Fabi
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    Não conhecia o livro e se não fosse os teus comentários acho que eu não me interessaria por ele, parece ser um livro bom e que prende. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Que premissa original e criativa.
    Morri rindo quando li que a Cristina e o Said iriam procurar o Deus Google rsrs.
    As vezes tbm acontece cmg de não ficar convencido quanto a idade do personagem.

    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa diferente e com cores que adoro. Uma pena a história não tenha agradado tanto..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, eu adorei o título! Recentemente conheci o significado de click bait porque eu não sabia o que era e acho html um pesadelo hehehehehe E tb acho incrível quando os autores sabem escrever diversos gêneros. Curti a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Realmente lembra vagamente as publicações Vagalume. Apesar disso a premissa não me atraiu muito. Mas, desejo sucesso ao autor.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, bem diferente e interessante, o mundo geek tem muitas coisas interessantes....kkk....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ooi, sil adorei a resenha, não conhecia o livro, mas não é muito meu gênero favorito.
    beijos ótima semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil! Tudo bem?
    Eu não tenho problema algum em ler um livro para o público jovem ou infantil, até gosto muito. Mas confesso que esse não me despertou atenção. Não me convidou de alguma forma... Então, quem sabe o próximo.

    XOXO, Di.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas também não sei se iria gostar muito, é um género que leio pouco.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus, eu acho que eu sou a Cristina hahahah #sad. Mas a partir do momento em que ela segue o passarinho até o boeiro, as coisas parecem meio a la Alice no país das maravilhas né? Bem louco e viajado mesmo. Gostei da criatividade da autora, fiquei curiosa pra saber como ela vai conseguir voltar pra casa, ou melhor, se vai ter vontade disso!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem?
    Não conhecia e infelizmente não curti muito a sinopse. Mas valeu pela dica!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!

    Realmente o livro tem uma premissa bastante diferente... Achei muito legal que o autor saiba escrever tantos gêneros diferentes assim, e fico feliz que você tenha curtido a leitura!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo