31 janeiro 2018

Resenha | O amor nos tempos do ouro - Marina Carvalho


Livro: O amor nos tempos do ouro
Série: O amor nos tempos do ouro #1
Gênero: Romance histórico
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Ano: 2016

Resenha:
Cécile Queiróz Lavigne é uma franco-portuguesa de dezenove anos que até então viveu a vida que todo mundo pediu a Deus. Com um pai francês amoroso e liberal, uma mãe portuguesa de uma casa nobre e tradicional que lhe ensinou como a ser uma refinada dama, e dois adoráveis irmãos menores, sua vida era só alegria até então. Ela tinha toda a liberdade que queria para poder ser livre e fazer as escolhas que quisesse, inclusive de só se casar por amor se tivesse a sorte de encontrá-lo. Mas então o destino parece que se incomodou com sua felicidade e lhe retirou tudo de uma só vez. Toda sua família faleceu em um trágico naufrágio e ela ficou sozinha na França. Então seu único parente, seu tio Euzébio Bragança que vive no brasil, decidiu que Cécile virá pra o Brasil também, mas não para morar com ele, mas para se casar com o pretendente que ele já lhe arranjou.

Cécile fica desconsolada. Além de perder tudo o que tinha de mais precioso, ainda vai ser obrigada a se casar com Euclides de Andrade, um senhor muito mais velho que ela, dono de produtivas minas de ouro nas Minas Gerais. E durante sua viagem pelo mar até o brasil, Cécile só não faz o pior e se joga no mar porque recebe o apoio do padre Manuel Rodrigues que lhe dá conforto e segurança de que isso tudo vai passar. Mas quando chega na casa do tio, Cécile se arrepende de não ter acabado com sua vida, já que além de tudo ela ainda vai ter que ir para Minas Gerais sem Marie, sua dama de companhia, e única ligação com sua antiga vida. Quem vai escoltar Cécile é Fernão, um explorador do preciso metal dourado que acaba de conquistar sua independência financeira a custo de muito trabalho e escoltar Cécile até seu noivo será seu ultimo trabalho antes de se aposentar.

A principio Fernão acredita que Cécile é uma interesseira, já que vai se casar com um homem muito mais velho que ela, mas muito rico. Mas logo que a conhece, apesar da aparente fragilidade, ele percebe que Cécile não é nada do que ele tinha imaginado a principio. A começar por estar indo se casar contra sua vontade. E ela enfrenta sem medo os perigos da estrada e não reclama do desconforto da viagem, mesmo quando o coche em que ela estava se destrói após uma tempestade e Cécile é obrigada a dividir a montaria de Fernão. E essa aproximação vai fazer com que Cécile crie coragem de pedir que ele a deixe fugir. Fernão nega, mas logo no primeiro dia de Cécile com seu futuro marido, ele vê o jeito que Euclides trata Cécile e muda de ideia e planeja um jeito de fugir dali com Cécile.

Eu já li alguns livros da autora e todos os que eu li eu amei. Por isso tinha bastante expectativas com esse. Ainda mais por ser um romance de época, meu gênero favorito. Apesar de que depois que comecei a ler percebi que ele é mais romance histórico do que de época. Mas o certo é que as minhas expectativas foram alcançadas, mesmo que esse livro não seja o meu favorito da autora. O livro é ótimo e mais uma vez mostra que a Marina é uma grande autora nacional. E dá para ver logo no inicio do livro como a autora se dedicou para trazer uma obra que mesmo sendo uma ficção, não deixou de lado os acontecimentos verídicos da nossa própria história. A narrativa é em terceira pessoa em sua maior parte acompanhando a protagonista Cécile, mas também acompanhamos outros personagens. E também tem algumas partes que vemos a história pelos olhos de Cécile quando ela escreve em seu diário. E pelos de Fernão na forma de cartas escritas para Cécile. 

A autora foi muito fiel ao abordar dois assuntos que infelizmente era muito atual na época em que se passa a história, 1734, como ainda é atual nos dias de hoje: o machismo e o racismo. É triste de ver como são coisas que apesar de se passarem muitos anos ainda continua acontecendo e muito no nosso país. Eu confesso que sempre fui meio ruim em História e aprendi muito com esse livro. Se tivesse livros como esse na época em que eu estudava, seria muito mais prazeroso aprender. O livro além do belíssimo romance como tema principal, ainda nos leva em uma viagem dentro do nosso grande Brasil, ainda desconhecido por muitos. E mesmo sendo uma parte da nossa história que temos que se envergonhar, é necessário que o assunto seja abordado. A autora mostrou a realidade que os negros traficados e os nascidos aqui, os índios, eram tratados pelos colonizadores portugueses. E também como as mulheres eram tratadas naquela época.

Como disse antes são coisas que ainda estão presentes nos nosso dias, mas se compararmos com o que acontecia naquela época, era muita crueldade de pessoas que se diziam seres humanos, e ainda usavam o nome de Deus para fazer todo tipo de atrocidade. É triste de ver como os negros valiam menos do que o lixo que era descartado e as mulheres não passam de escravas de seus tutores e maridos. Mas em meio a toda essa tristeza temos um belo romance entre nossos protagonistas, Cécile, uma garota de personalidade forte que não se deixa abater pela situação, mas ao mesmo tempo com uma bondade enorme no coração, e Fernão, um homem que cometeu muitos atos injustos no passado, mas que é redimido pelo amor que nasce por Cécile. Enfim, eu indico a leitura e com certeza vou ler o próximo livro da série que vai contar a história de Malikah, uma das escravas da história.

Nota:






16 comentários:

  1. É muito bom ter as expectativas alcançadas. Principalmente quando é um autor que adoramos. Deu para perceber que você adora romances de época, mesmo esse não tendo sido.. :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Que bom que curtiu a história. Sabe esta é mais uma autora que eu tentei ler um livro dela e não rolou e nunca mais me animei para ler nada dela. A mesma coisa aconteceu com a Carina Rissi vejo todo mundo gostando, mas não me animei mais para ler.

    Gostei do enredo do livro, quem sabe eu dê uma chance.
    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a capa, bem bonita.
    Mas ainda náo conhecia esse livro, curti a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá Sil,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, de início eu não dava nada por ele, já li um livro da autora e não ahei isso tudo, mas esse depois de ler a sua resenha me despertou um grande interesse, dica anotada....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu não conhecia a autora, mais que bom que gostou e correspondeu as expectativas.É muito bom quando isso acontece. Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem? Eu só li um livro da autora e gostei bastante, o livro tem um tema interessante, espero curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!

    Amei a capa da obra, muito linda. Nunca li um romance de época nacional, e depois de todos os elogios, eu começaria fácil por O amor nos tempos de ouro, parece ser um livro incrível! Sucesso pra autora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que livro mais lindo, amei sua resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Achei que a história deles parece ser linda. E adorei que a Marina não deixou a época com floreios. E infelizmente, algumas coisas permeiam até hoje.
    Quero muito ler os dois e adoro as capas!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bom?
    Eu sou tão apaixonada na capa desse livro que aaaaa! A única leitura que fiz de uma obra da Marina não deu tããão certo assim, mas ainda tenho curiosidade pra conferir outros títulos dela.
    Fico muito feliz por ela se manter fiel à História, tho. Não romantizar ou apagar fatos obscuros torna a trama do livro muito mais crível, e é importante pro desenvolvimento.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu já li alguns livros dessa autora e não gostei de nenhum deles por isso tenho trauma.
    Apesar de gostar do contexto histórico que a autora inseriu - adoro história do Brasil - sei que não leria a obra porque é um romance de época e com certeza cheio de romance. Prefiro romances históricos. Mas enfim, que bom que ela é fiel nesse aspecto histórico e aborda como os negros e os índios eram tratados na época.
    Beijin...
    Alana Gabriela | Books and Stuff

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Eu só li um conto da autora e gostei bastante, mas não tenho muita vontade de ler esse livro, ainda mais que é mais histórico. Eu sempre ODIEI Brasil Colônia na escola, então passo longe hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,

    Que bom que curtiu a história, confesso que o tipo de leitura não me chama tanta atenção nesse momento, acho que estou voltada para outro gênero literário, mas dica anotada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Estou coletando dicas para o meu próximo livro!

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sil, como você leu no meu blog, li um livro da autora que foi decepcionante, mas, de verdade, não gosto de me fechar para um autor, ainda mais ele sendo nacional e tenho muita curiosidade de conhecer outros livros da autora porque já outras blogueira, você inclusive, elogiá-la muito.
    Fiquei bem curiosa com essa, justamente por trazer temas que eram presentes naquela época e até hoje é, como o racismo. Fiquei bem interessada, bem mais do que em outros que estava vendo dela e vou tentar comprá-lo, espero muito gostar dele, assim como você gostou.
    Adorei a resenha, Sil.
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a autora nem esses livros, mas capa é tão linda e a história parece ser bonita e bem intensa =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo