26 abril 2018

Resenha Premiada | O Colecionador de Memórias - Cecelia Ahern


Livro: O Colecionador de Memórias
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Ano: 2018

Resenha:
Em O Colecionador de Memórias vamos conhecer Fergus Boggs e Sabrina Boggs, respectivamente pai e filha. O livro é narrado pelos dois, intercalando os capítulos entre passado, onde vamos conhecer o Fergus ainda criança, e no presente, onde conhecemos Sabrina já uma mulher feita, casada e mãe de três filhos, enquanto Fergus está internado em uma clinica de repouso. Ele sofreu um derrame e tem tido falhas de memórias, por isso precisa de constante cuidados médicos. Logo nos primeiros capítulos vamos conhecer uma Sabrina completamente insatisfeita com a vida que tem, como se faltasse alguma coisa que ela ainda não conseguiu descobrir o que é. Ela sabe que desde sempre foi diferente das outras pessoas. Quando alguém se estressa ou fica com raiva, a pessoa tem um rompante, um momento que depois a pessoa quer esquecer. Mas não Sabrina. Ela nunca teve esse momento. Ela nunca saiu da linha.  

Sabrina trabalha há sete anos como salva vidas na piscina de uma casa de repouso e seu trabalho é apenas observar os idosos em sua rotina diária. Nunca aconteceu nada diferente. Até hoje. Bem na hora que ela saiu para tomar café durante cinco minutos. Por isso ela fica furiosa, pois, logo no momento que ela não estava as coisas se agitaram um pouco. É assim que ela tem seu primeiro "momento". Seu chefe lhe dá o resto do dia de folga. Mas folga é o que ela nunca tem e assim que chega em casa ela recebe uma ligação da clínica onde está seu pai internado, pedindo que ela vá até lá porque chegou algumas caixas para ele. Quando Sabrina chega ao local ela tem a maior surpresa de sua vida. Ela vai conhecer um outro lado do seu pai que ela nem imaginou que existisse. 

Quando ela empacotou os pertences do seu pai, as caixas ficaram na casa da sua mãe, mesmo eles estando separados, mas por algum motivo as caixas vieram parar na casa de repouso e elas precisam ser supervisionadas antes de ser entregues ao seu pai. Quando Sabrina abre a primeira caixa, dentro tem algumas latas, sacos e caixas embaladas em plástico bolha com uma variedade enorme de bolinhas de gude e um fichário onde está escrito Inventário das bolinhas de gude. Ela nunca achou que seu pai fosse alguém que gostasse de bolinhas de gude. Nem que ele tivesse uma fortuna guardada naquelas caixas. Mas quando ela começa a mexer nas bolinhas, ela percebe que as duas caixas mais caras não estão na caixa. Na busca pelas bolinhas que estão faltando, Sabrina vai perceber que seu pai não é o homem que ela conhecia. E seu pai não é quem ela achou que fosse, talvez ela também não seja quem ela pensa ser.

"Tenho uma queda para me lembrar de coisas que as pessoas esquecem e agora sei de algo importante sobre meu pai, que ele guardou, mas esqueceu. As coisas que queremos esquecer, as coisas que não conseguimos esquecer, as coisas que esquecemos, até nos lembrarmos. Há uma nova categoria. Todos nós temos coisas que jamais queremos esquecer. Todos nós precisamos de alguém que se lembre delas, só para garantir."

Fazia bastante tempo que eu não lia um livro de romance. Fiquei mais focada em livros de suspense, fantasias e romances de época. Acho que esse foi um dos motivos de eu ter amado a história, porque acho que se fosse lida após um outro romance, ela não teria sido tão especial como foi. Esse é o sexto livro que leio da autora e tenho meio que uma relação de amor e ódio com ela, ou eu amo a história ou eu odeio. Essa, ainda bem que eu amei. Gostei tanto que até chorei em algumas partes lá para o final. Não é uma história extraordinária, o enredo é simples, mas a autora soube trabalhar com pouca coisa e criou uma história muito bonita, principalmente por ter como personagens principais pai e filha, que é um relacionamento que sempre me atrai em livros de romances.

A narração vai se alternando entre o passado e o presente e confesso que gostei muito mais das partes onde acompanhamos o Fergus, desde seus cinco anos até o momento atual. Ele foi uma criança muito especial e sua paixão pelas bolinhas de gude contagia. Até o momento onde ele tem que escolher entre sua paixão e a vida que ele escolheu. É nesse momento decisivo que ele se divide em duas pessoas, uma é o pai que Sabrina conhece, e outra parte dele é a que ama as bolinhas. Acho que ninguém nunca devia ter que tomar esse tipo de decisão. Todo mundo deveria aceitar as pessoas como elas são. Mas infelizmente não é assim que acontece e a pessoa vive uma vida infeliz porque teve que reprimir algo que era basicamente sua essência. Então a pessoa vive uma sombra do que ela realmente é.

Mas as partes da Sabrina também são bem interessantes, até porque fica aquele suspense de onde estão as bolinhas desaparecidas. E a cada nova pista só ficamos mais curiosos para saber o que realmente aconteceu com elas. E como tudo acontece durante um dia, a tensão vai aumentando e a curiosidade quase me fez olhar o final do livro. Mas ainda bem que não o fiz porque a emoção toda que senti é por causa desse crescente que vamos tendo na história. E no final fiquei muito feliz por ter lido o livro. Quanto a capa, eu gostei bastante, tem várias coisas nela que remete a história, só as bolinhas coloridas que poderiam ser mais parecidas com as bolinhas de gude.

Nota: 


E para quem é fã da autora e se interessou pelo livro, a Novo Conceito cedeu um exemplar dele para sorteio.
Para participar basta deixar um comentário nessa resenha, mas tem que ser um comentário coerente com o que está escrito nela (ou seja nada de gostei do livro, gostei da resenha). E curtir a página da editora no facebook.
Os comentários serão válidos até o dia 16/05.

Boa sorte a todos!

Resultado


A resenha teve vinte comentários e o número sorteado foi o 18 e a ganhadora do livro foi a Julia Cruz. 








20 comentários:

  1. Amei sua resenha, já quero ler. E que capa linda :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    É sempre legal quando a gente dá um tempo de um gênero de livros e retoma depois já dando boa sorte assim. Que legal saber que tu curtiu a leitura.
    Da Ahern só li uma distopia mesmo, a do Imperfeitos, e pelo menos ali ela arrasou.
    Esse não sei se leria, não sou muito de romances, mas quem sabe um dia quando pintar a vontade de ler algo do gênero ou conhecer a escrita da autora nesse tipo de história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Ai seria uma história que eu iria amar ler! Fiquei bem curiosa :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, eu estava mesmo curiosa para ler uma resenha desse livro novo da autora. Achei muito legal termos pai e filha como protagonistas. Já fiquei curiosa com isso das bolinhas de gude. Ótima resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Que legal você disponibilizar para sorteio! Obrigada pela oportunidade.
    Eu ainda não conheço a escrita da autora, não li nada dela e não é por falta de interesse, os livros fazem muito meu estilo... Eu gosto de sofrer e essa premissa... Sinto as vibrações de lágrimas chegando! HAHAHAHAHA
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!

    Ahh é legal quando a gente muda um pouco de gênero e acaba se surpreendendo positivamente. Essa parece ser uma história leve e super envolvente, que trata bastante de relacionamento familiares e da proximidade da filha com o pai de uma forma que emociona. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero com todas as minhas forças ler esse livro! A capa é perfeita!
    E a história parece ser bem linda!
    Eu amo essa autora , ela sempre escreve de forma profunda .

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil, tudo bom?

    Olha, até hoje eu li somente um livro da autora, que foi O Ano Em Que Te Conheci. Como não gostei muito eu meio que evitei ler outra coisa dela, apesar de ter Imperfeitos, a distopia que ela escreveu. Mas como esse livro aborda a relação entre pai e filha e também tem essa alternância temporal eu acho que pode acontecer de eu curtir, sabe? Geralmente me dou bem com histórias assim e também estou curiosa para saber onde as bolinhas foram parar!
    Vou ficar aqui na torcida para ganhar o exemplar! hahahaa \õ/

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, a Keth colaboradora do blog tb gostei bastante do livro. Eu nunca li nada da autora, mas a trama parece ser tão bonita! Não sou muito fã de narrativas que alterem o passado e o presente, mas fiquei interessada na leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Ainda não li nada da autora, mas quero tentar esse ano.
    Esse é aquele tipo de livro que eu julguei pela capa, pois não gostei muito da mesma, e agora lendo a resenha, fiquei encantada com a abordagem do relacionamento pai e filha. Deve ser lindo de acompanhar e ainda mais com esse toque de suspense.

    Quero participar do sorteio haha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!
    Eu não sou muito fã dos livros da Cecelia e esse enredo me lembra de O guardião de memórias, o que foi muito enfadonho pra mim. Meio que criei um certo receio de ler justamente por isso, mas sua resenha está muito boa e eu vou tentar dar uma chance.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bom?
    As minhas leituras da Cecelia ou costumam funcionar muito ou falhar terrivelmente; nesse caso não rolou. Eu não curti quase nada do livro, só o desenvolvimento do passado do Fergus - achei a Sabrina insuportável demaaais.
    Boa sorte a quem vai participar!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quando o livro mistura passado e presente às vezes confunde minha cabeça kkk. Que bom que gostou da leitura. A capa desse livro me lembra muito a animação divertidamente kk..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bem?!
    Eu li o livro 'PS TE AMO' da Cecilia e também fiquei com a sensação de amor e ódio, ahhaha! Depois tentei ler 'A lista', mas a leitura não funcionou para mim - então eu meio que entendo esse seu sentimento pelas obras da autora. A respeito de 'O Colecionador de Memórias', eu adorei conhecer mais a respeito do enredo e do que esperar no livro. Eu gosto bastante de histórias que cruzam o passado e o presente dos personagens, porque eu sempre fico com aquela sensação de que estou prestes a descobrir uma grande revelação. Arrisco a dizer que, se eu ler o livro, irei me apegar ao Fergus <3
    Espero ter sorte na resenha premiada, porque sua resenha me deixou com vontade de dar mais uma chance pra Cecilia.

    Link utilizado para curtir a página da editora: https://www.facebook.com/cvannucchi

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  15. Li recentemente e também adorei o livro.
    Cecelia surpreende né? Mesmo se seja bom ou não haha.

    Adorei sua resenha <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda!
    Gosto muito do trabalho da Cecelia, e parando para pensar, também tenho essa relação de amor e ódio com os livros dela.
    Fiquei encantada com essa resenha e curiosa para conhecer a história; gosto quando intercalam entre passado e presente.
    Me parece que é bem reflexivo, e acompanhar Sabrina conhecendo realmente o pai será emocionante.
    Acho a capa muito bonita, concordo com a questão das bolinhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii Sil!!

    Que resenha incrível, que nos instiga a vontade de ler e saber mais sobre a história.
    A Cecelia consegue nos prender, espero que esse seja tão bom quanto PS EU TE AMO. Gostaria muuito de ganhar esse livro e entrar em mais uma história incrível.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Silvana. Tudo bem?
    Eu amo a escrita da autora e estou bem ansiosa para ler esse novo livro. Já li algumas resenhas, todas foram muito positivas e minhas expectativas aumentaram muito, principalmente por amar dramas familiares. Também não posso deixar de comentar sobre a Sabrina, que é uma personagem tão real, tão humana que é impossível não se solidarizar com suas frustrações e mágoas. Espero ter a oportunidade de conhecer esta grande história o quanto antes!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil!
    Adorei a resenha e me interessei pelo livro, principalmente porque ele vai narrar dois pontos de vista, algo que amo nas histórias. Tenho buscado leituras desse tipo e é realmente muito difícil encontrar um bom livro. Tudo em sua resenha me animou, quero me aventurar nessa grande jornada junto com Sabrina e descobrir todos os segredos que seu pai escondeu durante a vida.
    Obrigada pela dica! ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo