07 maio 2018

Resenha | Uma Dobra no Tempo - Madeleine L'Engle


Livro: Uma Dobra no Tempo
Série: Uma Dobra No Tempo # 1
Gênero: Fantasia, Ficção Científica
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 240
Ano: 2017

Resenha:
Quando sua família se mudou para essa casa, Margaret Murry como filha mais velha teve o direito de escolher seu quarto e ela preferiu ficar no sótão. E o que era um privilégio até então não se mostrou uma boa ideia quando se tem uma tempestade com alertas de furacão. Meg não consegue dormir já que a qualquer momento o vento pode arrancar o telhado e levar sua cama bamba de latão pelos ares. E não é só a tempestade que não a deixa descansar. Seu dia na escola foi muito difícil. Mais um dia difícil, o que tem sido uma constante na vida de Meg depois que seu pai desapareceu há mais de um ano. Os professores lhe dizem o tempo todo que ela não chega perto da genialidade dos seus pais, sua aparência não é das melhores, o que afasta as outras garotas, e ela vive arrumando briga porque os outros alunos insistem em ofender seu irmãozinho Charles Wallace de cinco anos, que é um tanto peculiar para sua idade, mas as outras pessoas o chamam de "lerdo".

Cansada de tentar pegar no sono Meg decide ir até a cozinha onde encontra Charles fazendo um lanche e logo depois sua mãe se junta a eles. Charles é muito perceptível e parecia já saber que elas se juntariam a ele em seu lanche noturno. Assim como parecia prever a chegada de uma visita, uma senhora bem esquisita que se apresenta como Sra. Quequeé e que Charles diz que conheceu na casa assombrada da floresta. Meg fica preocupada ainda mais por estar acontecendo alguns roubos na região, e fica ainda mais desconfiada quando antes de ir embora a senhora diz que o tesserato existe, sim. No dia seguinte Meg acha que foi tudo um sonho. Mas ao falar sobre o assunto com sua mãe ela diz que ela e seu pai tinham uma piada sobre o tesserato e que vai falar mais sobre o assunto depois que eles voltarem da aula. E seus irmãos, Sandy e Dennys, os gêmeos de dez anos ficam bravos por terem perdido a aventura da madrugada.

Mas quando volta da escola Charles arrasta Meg até a floresta dizendo que eles precisam falar com a Sra. Quequeé e suas duas amigas e no caminho encontram Calvin O'Keefe, um garoto da escola que é um pouco mais velho que Meg e que também é diferente como Charles. Já na casa, eles conhecem a Sra. Quem que é tão esquisita quanto a amiga e Meg fica perplexa quando ela diz para eles se prepararem que está chegando a hora deles salvarem seu pai. E essa hora chega logo depois do jantar quando Meg e Calvin estão conversando no quintal, e é quando eles conhecem a terceira amiga, a Sra. Qual. Num instante eles estão no quintal e quando percebem eles estão em outro planeta e a Sra. Quequeé diz que eles tesseraram, ou seja fizeram dobras no tempo. E após passarem por alguns planetas eles chegam em Camazotz, planeta onde seu pai está sendo mantido preso pela Coisa Escura e é assim que se inicia a grande jornada dessas crianças não só para resgatar seu pai, mas para salvar o resto do universo. 

"...mas uma coisa que aprendi é que você não precisa entender as coisas para elas existirem."

Uma Dobra no Tempo é o primeiro livro de uma série escrita em 1962 e hoje é considerada um clássico da fantasia e da ficção científica infantojuvenil. Mas ele foi recusado por várias editoras antes de finalmente ser publicado. Eu me interessei em ler esse livro porque recebi o segundo livro da série no anúncio de parceria com a HarperCollins e quando comecei a pesquisar sobre a história, uma das coisas que me chamou a atenção foi que o livro é considerado como uma ficção evangélica e a exemplo de As Crônicas de Nárnia, ele tem insinuações às passagens da Bíblia. Apesar de não gostar de ler livros que tenham algo a ver com religião (sou evangélica), essas alusões não me incomodaram como vi que incomodou muita gente nas resenhas que eu li.

Como o livro é mais indicado para crianças e adolescentes, tentei ler com a visão que eu teria se estivesse lendo há uns vinte e poucos anos atrás. E sendo dessa forma eu gostei bastante da história. No final do livro temos um discurso da autora de 1963 em agradecimento a Medalha Newbery e nele a autora fala sobre a imaginação das crianças e como a perdemos ao longo dos anos. E concordei muito com ela porque se formos ver mais da metade dos livros que lemos quando crianças e viajamos para outros lugares se formos ler com os olhos de agora será visto como uma grande bobagem. Os contos que tanto amamos quando crianças, nunca serão críveis aos olhos de adultos. Por exemplo, um adulto não acreditaria em um animal ou em uma flor falando, o que acontece em quase todos os contos de fadas.

Por isso eu recomendo que leia esse livro dessa forma. Se for pensar como adulto, a história não tem nexo, as crianças são birrentas e malcriadas em vez de apenas crianças descobrindo coisas que nunca imaginaram. E quase tudo na história vai precisar de uma boa pitada de imaginação, principalmente as três amigas e os planetas visitados. Nessa questão acho que o filme que eu não assisti ainda, ajuda. Mas recomendo que leia primeiro e use sua imaginação. A história é uma mescla de ciência e religião e onde essas duas coisas não bastam entra a fantasia. O livro é bem curtinho e dá para ser lido em um dia. E com certeza vou querer ler os outros quatro livros da série. E antes de terminar essa resenha tenho que elogiar o trabalho da editora que arrasou na edição, com destaque para essa capa dura e com o título em baixo-relevo.

Nota:






15 comentários:

  1. Eu quero dar uma chance para os livros dessa série, mesmo o filme não tendo me agradado tantooo assim..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Tenho curiosidade em ler este livro, não sabia exatamente do que se tratava e adorei suas ressalvas. As edições estão lindas mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, curti a dica, já estou querendo ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem? eu adorei o livro e toda parte da fé não me incomodou também. Aliás, acho que a autora fala bastante da fé na humanidade o que é bem bacana. Já li o segundo tb e gostei bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Não vi o filme e fiquei muito triste porque parecia tããão lindo visualmente, e tinha um elenco tão diversificado que só amor por tudo <3
    Tô com o livro aqui em casa e pretendo ler em breve. Tal como Nárnia, eu não me importo quanto a trama usa referências religiosas, contanto que não seja escrachado e nem 'didático' demais. Não sabia sobre esse detalhe e achei bem curioso, vou prestar atenção quando ler!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao conhecia. Só sei que a editora caprichou na capa. A leitura parece ser ótima também. Gostei!!! :)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  7. "Se for pensar como adulto, a história não tem nexo". Hahaha! Acho que não rola pra mim Silvana, essa mistura de fantasia com religião não vai dar certo por aqui... :/

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil. Tudo bem?
    Estava bastante interessada em ler essa obra, porém, ao saber que o livro mistura religião em sua narrativa me desanimei por completo em ler. Sou católica e evito ao máximo ler livros que mexem com religião... Desisto da leitura :(
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Adorei a dica de como encarar a história, acho que vai me ajudar bastante durante a leitura. Eu não sabia desta abordagem religiosa, foi novidade pra mim. Não vi o filme, só depois de ler o livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Gente, não sabia que esse livro era tão antigo assim. Muito menos que era considerado clássico. Infelizmente ele não me desperta taaanto interesse assim :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. que edições lindas! gosto bastante de temas com fantasia, acho que vou curtir o livro :)

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo esse livro, Sil.
    Mas estou lendo aquele da Darkside, sabe? Em HQ
    Estou gostando bastante, a edição da Dark é lindíssima.

    Abraços
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!
    Eu ainda não li, mas quero muito. Eu amei essas edições a história me parece muito interessante. Bem, ficção é um genero que amo, então, não tinha como eu não querer ler. To pensando ainda se leio o livro ou a HQ da Darkside, que achei a edição espetacular também.

    Abraços
    David

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil

    Assim como vc eu tb não me incomodei nadinha com as referências que há, pelo contrário, achei que a autora soube inserir tudo de maneira harmoniosa, sem deixar a trama pesada ou forçada. Não entendo o porquê de tantas resenhas negativas batendo nesse ponto já que ao meu ver a parte "religiosa" é bem suave. enfim, cada um com sua opinião né? Que bom que vc tb gostou, eu já li o segundo, achei o primeiro bem mais legal, e agora estou curiosa pra conhecer a trama do terceiro livro.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei bastante da leitura.
    É claro que tive que ter a mente aberta, pois dificilmente curto obras que misturam religião com ciência. Mas mesmo assim gostei da forma que a autora explorou o assunto =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo