16 maio 2017

Resenha | Boneco de Pano - Daniel Cole


Livro: Boneco de Pano
Série: Detetive William Fawkes # 1
Gênero: Policial
Autor: Daniel Cole
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2017

Resenha:
Ele ficou conhecido como o Cremador porque ele dopava suas vítimas e queimava elas vivas, algumas delas foram encontradas ainda pegando fogo. Foram 17 mulheres no total, em 17 dias. Todas prostitutas na faixa de idade entre 14 e 16 anos. E da mesma forma que ele começou a matar, ele parou. A polícia não tinha nenhum pista, até que o detetive William Fawkes, mais conhecido como Wolf, efetuou a prisão de Naguib Khalid, um taxista. E tudo parecia correr bem até que começou um boato de que ele era inocente e a polícia só estava usando Khalid como bode expiatório. A defesa fez a festa inutilizando quase todas as provas contra seu cliente, alegando terem sido plantadas por Wolf, que foi acusado de agressivo e obsessivo por um colega policial. Por isso o resultado do julgamento não poderia ser outro: Khalid foi declarado inocente. Mas Wolf não se conformou com isso, e no momento do veredito ele pulou sobre Khalid com a intenção clara de matá-lo. Isso rendeu a Wolf um afastamento e um tratamento psicológico.

Mas agora, quatro anos depois, Wolf está de volta a ativa. E ele estava de folga quando recebe uma ligação de seu chefe mandando ele ir para o local de um crime, que por coincidência é na mesma rua que ele está morando, em frente na verdade. Pensando se tratar de apenas mais um assassinato, Wolf vai até o local, onde encontra Emily Baxter e o novato Edmunds, que diz a ele que dessa vez a coisa é grande. E quando Wolf vê o corpo, que está pendurado no teto, ele fica pasmo. É um corpo, mas seis vítimas. O assassino costurou partes de seis pessoas diferentes, mulheres, homens, negros, brancos, criando assim somente um corpo, como naqueles bonecos de pano. E o mais estranho é que Wolf tem certeza de que a cabeça é de Khalid. Mas isso é impossível, já que Khalid está cumprindo pena em um presídio de segurança máxima já que posteriormente foi provado que Wolf estava certo o tempo todo e ele era o culpado. E o pior, o dedo indicador de uma das mãos do corpo, está apontando para a janela do apartamento de Wolf, que fica do outro lado da rua.

Enquanto a polícia trabalha para identificar as vítimas, o assassino faz outro movimento. Ele envia para Andrea Hall, ex mulher de Wolf e repórter, as informações de seus próximos passos. Ele vai montar outro "boneco" e fornece para Andrea além das fotos do primeiro boneco, uma lista com o nome das próximas seis vítimas e a data de suas mortes. Quando Andrea tenta contar para Wolf o que recebeu, ele ouve até Andrea dizer que o primeiro nome da lista é o do prefeito e que ele vai morrer hoje. Então Wolf sai correndo para tentar salvar a vida do prefeito, que é assassinado na sua frente, debaixo do nariz da polícia. O que ele não ficou para ouvir de Andrea foi o ultimo nome da lista: o dele próprio. E Andrea que tinha decidido não divulgar a lista das próximas vítimas, acaba fazendo exatamente isso para não perder a reportagem para uma colega. É pela televisão que Wolf fica sabendo que seu nome é o último da lista. Agora eles precisam mais do que nunca descobrir quem é o assassino e tentar achar alguma relação entre as pessoas cujo nome estão na lista à tempo de salvá-las. E durante a investigação eles vão perceber que Wolf está tão ligado aos acontecimentos quanto o assassino.

O que chama a tenção na história em primeiro lugar, é a premissa apresentada. Um corpo, mas seis vitimas e um assassino ousado que entrega uma lista das próximas vítimas e ainda marca a data em que vai matar cada uma delas. É claro que com isso a policia vai se mobilizar para tentar impedir que o assassino cumpra sua ameaça, mas ele é tão inteligente que ele não precisa de "armas" e muito menos de estar perto das vitimas quando ele as mata. Eu achei genial a forma como o assassino dá a volta na policia e acaba cumprindo o que prometeu. Outra coisa que chamou bastante a minha atenção foi que aqui não temos um detetive resolvendo toda a situação, temos uma equipe e cada um tem seu papel fundamental na história. Então mesmo que o detetive Wolf seja o carro chefe da história e de uma provável série, os outros são tão protagonistas quanto ele.

Mas nem tudo são flores. Queria estar aqui dizendo para vocês que leiam logo o livro, que ele é sensacional. E até quase no final dele eu achei que era isso mesmo que eu ia dizer, mas infelizmente eu me decepcionei muito com o final do livro. Por isso apesar de ter amado uma grande parte do livro, de ter achado o autor genial na história que ele criou e nos mistérios presentes, acabei achando que o final deixou muito a desejar para a grande história que ele criou. A coisa foi tão boa até certo ponto, então parece que a criatividade acabou e ele terminou a história de qualquer jeito. Não que não tenha feito sentido, porque fez, mas ficou parecendo, na minha opinião, que a história quase inteira foi escrita por uma pessoa e o final foi escrito por outra que não tinha nem parte do talento apresentado até então. Então a minha nota foi um muito bom, porque o final eu não gostei.

Mas se desconsiderarmos o final, a história é ótima. A escrita do autor, a parte que gostei é claro, é ágil, envolvente e a história é daquelas que a gente fala "só sou ler mais um capitulo" e quando percebe já leu mais cinco. O personagem que mais gostei foi o Edmunds. Não vou dizer porque para não soltar spoilers, mas ele é o cara. Infelizmente acho que ele não vai estar no próximo livro, o que é uma pena, mas torço para que sim. Já o Wolf, não sei se gosto ou não. teve algumas partes que gostei muito dele, mas quando cheguei no final, eu mudei de ideia. Emily eu até que gostei, mas a paixão dela pelo Wolf torna ela cega para outras coisas. Já a Andrea apesar de ser apresentada como um personagem ambiciosa, eu gostei bastante de suas atitudes. Enfim, eu indico o livro, mas não vá com muitas expectativas para o final, ou pode ser que você goste hehe. A edição está bem caprichada e a capa tem tudo a ver com a história.

Nota:





19 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Gente, final ruim de uma história maravilhosa é de acabar com as expectativas de qualquer pessoa. Já sei que foi ficar decepcionada :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Estou com o livor aqui para ler na fila. Estava tão empolgada e quando vi que sua resenha era sobre ele fui correndo ler. Que pena esse final, pois realmente a história que ele criou e incrível. Estou mega curiosa para descobrir o motivo de no "outro boneco" o policial ser uma das vítimas e também um politico como o prefeito, deve ter alguma razão por trás dessa mudança. E o taxista nessa história??? Para não me decepcionar, vou ler o livro sem expectativas. Sua resenha ficou ótima e sincera como sempre Sil!!!!! Me deixou preparada para o que irei encontrar, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sei bem como você se sentiu ao ler um final decepcionante para um livro que estava incrível, já passei por isso antes e é horrível, fiquei muito curioso até metade da resenha por que o livro e a premissa parecem ser incríveis e tenho uma queda por livros de investigação policial e assassinatos, etc.
    Mas agora quando fiquei sabendo que o final é assim bateu um desanimo de ler...
    Adorei a resenha.
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Estou adorando as dicas de leitura, mas um livro que eu ainda não li e gostei muito da história dele, a sua resenha realmente me deixou com vontade de lê-lo.
    Adorei a resenha.
    Parabéns.
    Beijos :*
    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
  5. Ah, que pena que o final te decepcionou. Livros policiais precisam ter um final emocionante também, senão acabam perdendo um pouco o sentido, né? :/

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oii, Sil!!

    Quando lançou eu fiquei doidinha nele. Me interessou, mais ainda porque o gênero é um que eu gosto bastante. Mas como assim o final é ruim? shauhsua É um pouco frustrante dar de cara com uma história genial e o final ser um pouco sem graça. Aconteceu comigo em Joyland, mas nem assim o livro deixa de ser bom. Não descartei a leitura de Boneco de Pano. Vamos ver hahaah Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil
    Que pena que o final não foi tão bom, eu odeio quando isso acontece. Eu estava muito curiosa por este livro, quase solicitei para editora. Ainda sim tenho vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    só você falando para desconsiderar o final da pra imaginar que não é grande coisa, mas esse deve ser aqueles livros que da nos nervos do leitor e que faz ficar criando teorias, que bom que achou a história sensacional.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É tão ruim quando a história é ótima e o final estraga com tudo :S

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,

    Não conhecia o livro, mas esse mistério todo me deixou intrigada.
    Uma pena o final não ter sido tão bom quanto o resto do livro.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Aii Sil! Queimar vivo.... boneco de parte de outras pessoas, nossa! Eu tinha visto o pessoal da Arqueiro falando desse livro, mas não imaginava uma trama desse nível, mas é frustrante quando o final decepciona.... caso eu leia não vou esperar muito do fim rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Siiiiiiiiil, já quero, já quero, já quero hahahhaha
    Sei que você alertou sobre o final, mas eu fiquei morrendo de vontade de ler esse livro mesmo assim. Preciso!!!!!! A proposta dele é incrível :)
    Tomara que eu curta o fim, mas se não curtir, acho que tudo bem, acho que compensa pelo resto hahaha, eu sei bem o quanto é difícil às vezes terminar uma história hahahha
    Valeu mesmo pela dica.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!!!
    Quero muito ler esse livro!
    Amei a premissa dele na primeira vez em que li.
    Adorei ler sua resenha ;)

    Sankas Books
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil.
    Esse livro já estava na minha lista de desejos, pois, se não me engano, já tinha visto a sinopse naquela postagem de lançamentos do mês.
    Já tinha achado muito interessante e sua resenha deixou tudo ainda mais aguçado.
    É uma história muito boa e espero que eu goste do final hahaha.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Eu estou com as expectativas a mil para a leitura desse livro, apesar de o final ter te desanimado, gostei bastante da premissa e vou ler para tirar minhas próprias conclusões! Adorei sua resenha, apreciei bastante sua sinceridade!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana!
    Realmente é uma história que chama atenção, pelo menos fisgou a minha completamente. "Um corpo. Seis vítimas."
    Deve ser realmente intrigante ver a genialidade do assassino e o trabalho da policia. Uma pena que o final foi decepcionante. Ainda assim estou curiosa.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  17. Creio que seja o livro mais comentado no momento. Estou e não estou curiosa pra ler ele.
    Ao mesmo tempo que gosto do estilo fico com receio de acabar não gostando justamente por conta de vê falar muito sobre ele.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu vi esse "um corpo. seis vítimas" e acredita que não tinha me passado pela cabeça que esse corpo era formado como um BONECO DE PANO? Pois é, acho que eu ando com a cabeça em outro mundo hahaha
    Enfim, eu vi vários comentários positivos sobre a obra mas um negativo já foi suficiente para me deixar com o pé atrás. A pessoa em questão disse que os diálogos são fracos e que os investigadores são burros e não percebem coisas óbvias haha
    ENtão, já abaixei minhas expectativas. Agora que você falou do final corrido e mal desenvolvido, estou com menos expectativas ainda. PRetendo ler, claro, porque gosto de ter uma opinião, massssss já não está na minha lista de prioridades

    Beijos
    Duas Leitoras - Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Siiiil! <3

    Eu curti bastante o livro, de vdd. Tive algumas ressalvas (quando a gente não tem, não é msm?), mas nada que me fizesse gostar menos do livro. Achei a leitura fluída e a história me prendeu. Como eu disse na minha resenha, a identidade do vilão não me interessou mt, pq fiquei LOUCO pelos diálogos! <3

    Adorei o post! :D

    Abraços.
    Alex, do Um Bookaholic. <3
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo