02 maio 2017

Resenha | Mônica e Enzo e Todos os Dias - Denise Flaibam


Livro: Mônica e Enzo e Todos os Dias
Série: Sim
Gênero: Romance, Humor
Autora: Denise Flaibam
Editora: Independente
Páginas: 301
Ano: 2017

Resenha:
Monica é apaixonada por Enzo há dois anos, desde o dia e que o conheceu na rodoviária da cidade de Lagoa Feliz. Ela deu um esbarrão nele e ele se desculpou. Ela achou que ele fosse apenas mais um garoto legal, mas seu irmão mais velho disse que aquele garoto era o Enzo, um prodígio do futebol. E para sua surpresa ele foi estudar bem no mesmo colégio que ela. Não na mesma turma, mas eles sempre se viam, e todas as vezes Enzo acenava para ela. Para ela e para todo mundo na verdade, porque Enzo é esse tipo de pessoa. Ele é o senhor simpatia, o melhor filho do mundo, o aluno querido pelos professores, o cara que tem luz própria e agora ele é também o goleiro e capitão do time dos Dragões, o primeiro aluno transferido a conquistar isso antes do fim do ano. E ele já conseguiu levar o time para as eliminatórias.

Rodolfo e Ruth, melhores amigos de Mônica, acham que ela tem apenas uma paixonite por Enzo, igual a todo mundo, mas ela tem certeza de que não é só isso. Ela gosta dele de verdade, mas é tão tímida que fica sem fala na presença de Enzo. E quando não fica sem fala, acaba soltando algumas perolas que são até pior que a mudez, como acaba de acontecer. Rodolfo não deixa Mônica em paz por causa do treino e até diz que com certeza esse ano a taça é deles e Mônica acaba desdenhando e por coincidência Enzo está passando perto deles e ouve. Mas como ele é a educação em pessoa, ele só brinca com ela pelo o que acabou de acontecer, deixando Mônica ainda mais apaixonada. E por esse motivo e por achar futebol um tédio, ela quer evitar a todo custo comparecer aos treinos do time, coisa muito difícil já que Rodolfo, igual a todos os moradores da cidade, idolatram os Dragões.

Por conta de toda timidez, Mônica se sente muito mais a vontade por trás de uma câmera do que na frente dela, e ela tem talento para a coisa, tanto que é designada para trabalhar como fotógrafa do jornal da escola. E ela tira muitas fotos de Enzo, sem ele saber é claro. Mas um dia em um treino ele percebe, e acaba deixando um bilhete com Rodolfo pedindo que Mônica leve as fotos para ele. Enzo deixa um bilhete, pois Mônica não fala com ele, nem mesmo eles sendo parceiros na aula de xadrez. E Rodolfo tem certeza de que Enzo está interessado nela. Mas não era nada do que eles estavam pensando. Pelo menos não dessa vez. Então as coisas começam a mudar muito depressa. O que Mônica sempre sentiu por Enzo, era um amor platônico e ela nunca esperou nada da parte dele. Mas então Enzo parece estar interessado nela e ela não sabe como reagir a isso.

"Eu amo o Enzo e cada pedacinho dele e pensar na possibilidade de ele querer me beijar me deixa pendurada em uma pilha de nervos."

A Denise acaba de entrar para meu top cinco de autores favoritos. Quando eu penso que já vi tudo dela, ela vem e me surpreende. Eu já amava ela escrevendo fantasia, a série Os Mistérios de Warthia é uma da melhores que já li do gênero. Dai ela vem e me escreve simplesmente o melhor livro de zumbis que já li, As Coisas que Perdemos. E quando vi esse livro sendo divulgado e como o gênero é um romance com humor, bem mais leve do que eu estou acostumada a ler dela, pensei que seria bom, porque é dela, mas não achei que fosse gostar tanto quanto gostei. Eu me apaixonei por tudo nesse livro. Me apaixonei pelo Enzo, pela Mônica, pela família deles e seus dramas, por seus amigos e até por seu medo de entrar em uma relação. Na verdade eu me vi muito na Mônica. Até alguns anos atras eu era ela hehe.

O romance entre os protagonistas é muito fofo. E o legal é que não é o amor miojo que sempre tem nos livros do gênero. A relação entre eles vai sendo construída aos poucos e fico até arrepiada em lembrar as cenas. É muita fofura. Hoje em dia as coisas mudaram muito, o povo é rápido. Por isso que amei a história, porque lembrei muito de como as coisas eram na minha época. Tinha aquilo de ter vergonha, de olhar de longe, de suspirar quando passava perto, de mandar bilhetes, aliás os bilhetes foram um detalhe a parte na história. E outra coisa que me chamou muito a atenção nos protagonistas foi que eles fogem totalmente dos estereótipos. A Mônica é ruiva e tem um metro e meio e o Enzo é negro. Eu pelo menos não lembro de ter visto nenhum casal protagonista assim nas histórias.

E além do romance, o livro tem de tudo um pouco. Ele fala bastante de amizades, principalmente entre irmãos. E fala muito de família. Ao longo da história nos vamos ver a relação dos protagonistas com suas famílias e posso dizer que amei a família dos dois. E também fala de futebol, é claro, já que Enzo é um goleiro. Mas nada que fique enjoativo para quem não gosta. E tudo isso em uma narrativa leve e bem humorada. Assim como teve algumas cenas que me derreti, teve outras que ri alto. E no fim a autora me emocionou muito. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos. Se tem algum defeito na história, (procurei pelo em ovo), é que poderia ter alguns capítulos na visão do Enzo. Fiquei muito curiosa para saber o que ele estava pensando em várias partes. Enfim, indico o livro. Tenho certeza de que vai te agradar.


Nota:




17 comentários:

  1. Que amor esse livro e sua resenha, adorei conhecer esse livro, a capa dele é linda! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil

    Eu sei que você gosta muito da Denise. Eu ainda não li nada dela. Que bom que você curtiu tanto a história. Eu sou do tipo que adora histórias familiares, pois sou muito família.
    Outra coisa que me agrada bastante é que os personagens não são estereotipados. E legal também que é um livro divertido, risadas são sempre bem-vindas. Essa capa é um amorzinho! <3

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. WOW Great post!
    follow or follow? let me know
    fashion-lovely-look.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! O livro tem um romance bem juvenil, apesar de não ler muitos livros assim, gostei do enredo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Que liro mais amor!!!! Estou impressionada com a diversidade dos livros dela e com o talento que demonstra em todos eles. Também me identifiquei com essa história, pois sou a tímida em pessoa. Na minha época também tínhamos bilhetinho e amor platônico o que é bem complicado, porque às vezes a pessoa só quer idealizar de longe, não quer o romance em si. Adoro livro fofos que causam suspiros. Estou louca para ler depois de tanto carinho na sua resenha e tanto sentimento. Adorei!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Claramente quero ler. Adoro romance, você sabe, e ler sua opinião tão positiva me deixou deveras curioso. Não conheço a autora, nem as obras que você citou dela, mas começaria tranquilamente por esse título em questão porque creio que iria me convencer muito mais e ainda seria uma boa primeira impressão para ler mais histórias da autora.
    Espero poder ler em breve e curtir tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sabe quando você lê uma resenha e ela consegue te levar para a história do livro de tão bom que é? Bom, isso aconteceu.
    É a primeira vez que ouço falar deste livro e estou encantada. Gosto quando o escritor trás uma história aparentemente clichê e deixa com a sua cara. O Enzo ser negro foi o que me encantou, porque ele representa um personagem popular, bonito e fofo, bom no que faz e não é todo dia que temos um protagonista negro descrito desta forma, então a escritora quebra um padrão que infelizmente nem todos seguem. O romance dos protagonista ser algo construído gradativamente foi o que me fez ficar mais encantada com tudo e com ainda mais vontade ler.
    Adorei a sua resenha, eu me senti como se estivesse lendo o livro e foi sensacional. Obrigada pela dica!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Gente, amei que o amor não é estilo miojo. Amei sua resenha. Desde que vi o lançamento dele, eu fui atrás e descobri que estava no unlimited. Depois dessa resenha maravilhosa, logo vou dar uma conferida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!

    Que premissa mais amorzinho, confesso que eu não leria pela capa hahahaha mas eu adoro esses romances mais fofinhos sabe? Essa personagens mais tímidas, sei que maioria não gosta acho meio bobo, mas me faz lembra da adolescência apesar de que eu nunca fui tímida, mas goste fiquei curiosa para saber o que a protagonista vai fazer agora depois que recebeu o bilhete.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Ainda não conhecia autora e nem os seus livros, mas é muito bom quando a autora desperta vários sentimentos nos leitores! Fiquei curiosa para conhecer esse romance fofo *-*

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha e cada personagem. Me lembra um pouco o livro Insônia do Marcelo Carneiro, não pelo romance em si, mas pelas relações familiares e as amizades que remete muito às nossas relações do dia a dia. Não conheço a autora, mas já me pescou pela simplicidade de escrever um estória simples e ao mesmo tempo com muita riqueza e ensinamentos.
    Obrigada pela dica Sil! Um grande beijo!
    Deh Will

    gotasdevalor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! Tudo bom?
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA surtei e não foi pouco :')
    Que alegria saber que mais uma obra minha conquistou sua atenção tanto assim! Foi uma alegria escrever a história da Mônica e do Enzo e dividir com vocês têm sido uma experiência gratificante.
    Sempre digo que escrevo para entregar essas obras nas mãos de vocês, e todo esse retorno tem feito tudo valer a pena! *-*
    É tão mágico quando alguém se identifica com a trama, com os personagens e com tudo o que eles vivem. Muito obrigada por ter participado das maluquices da Mônica e por ter gostado dessa aventura <3
    E obrigada por essa resenha magnífica!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eita Sil, entrou para o seu top 5 \o/ super fiquei curiosa, na verdade eu já estava por causa do enredo, acho que é um tipo de leitura que eu realmente foi gostar. Os protagonistas parecem ser fofos demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Ooi sil que resenha mais linda, adorei o enredo me chamou bastante a atenção e não tem como não colocar na lista dos desejados !
    beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que gostou, a Denise sempre surpreendendo né.
    Estou lendo aqui e o fofurometro tá explodindo, também to gostando muito. Ela sempre cria um diferencial em suas histórias.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Menina, ainda bem que você disse que não era romance miojo hahah Enquanto eu lia, já estava meio lá meio cá... Porque eu não aguento esses amores de primeira vista. Olha, mudou tanto hoje em dia... As pessoas querem nem saber, é tudo muito rápido, e por vezes até menos romântico, já para o ficar e vamos ver hahahah Sério, não sei como explicar em um comentário, mas é isso. Meio que as pessoas estão acostumadas a certos estereótipos de posições, como por exemplo, numa relação de namoro (namorado, namorada) que acabam agindo impulsionados por isso, já dizendo eu te amo sem sentirem as coisas fluírem com naturalidade. Claro que não coloco TODOS aqui, mas é o que vejo muito. Acharia bem interessante a leitura desse livro, me fez lembrar Eleanor e Park. Espero curtir mesmo rsrs Gostei MUITO da resenha, de ter conhecido o livro. Vou anotar a dica, MESMO!!! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  17. Sil e suas resenhas que nos fazem querer correr para ler o livro hahahahhaha
    Eu sou a louca dos livros mais jovens e leves, você bem sabe né, Sil? hahahha E depois de todos esses comentários maravilhosos, é claro que vou querer ler a obra. Só que talvez demore um bocadinho, pois como disse na outra postagem, ando com o ritmo de leitura devagar, bem devagarinho, quase parando hahahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo