10 maio 2017

Resenha | Vermelho Como O Sangue - Salla Simukka


Livro: Vermelho Como O Sangue
Série: Trilogia Branca de Neve #1
Gênero: Policial
Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Ano: 2014

Resenha:
Natália Smirnova achou que fosse conseguir. Ela pegou o máximo de dinheiro que pode e chegou a sonhar com o casa que ia ficar com sua filha até que eles se esquecessem completamente de sua existência. Sua esperança era que ela não valesse o trabalho que eles teriam para procurá-la. Mas ela estava enganada. O máximo que ela conseguiu chegar foi até o meio do quintal, onde tinha acabado de nevar e seu sangue vermelho deu um contraste com a neve tão branca. Muda o cenário e vemos alguns adolescentes que claramente fizeram uso de bebidas e drogas. Eles invadem a escola e entram no estúdio de fotografia. Eles têm em seu poder um saco cheio de dinheiro sujo. Sujo literalmente, porque as notas estão encharcadas com sangue e eles usam o estúdio para lavar o dinheiro.

Lumikki Anderson é uma garota de dezessete anos que vive sozinha. Seu nome é finlandês e quer dizer Branca de Neve, mas do conto ela só tem o nome mesmo, ela nem lembra a branca de neve da história. Sua maior conquista foi deixar seus pais e sua escola para trás. Agora ela estuda em uma conceituada escola de artes. Mas ela não faz parte de nenhum grupo e nem quer. Ela está feliz em ser apenas ela, igual a todo mundo e ao mesmo tempo diferente de todos. É mais um dia de aula e Lumikki tem um ritual diário que ninguém tem conhecimento, ela dá uma passadinha no estúdio de fotografia antes de ir para as aulas. A câmara escura é uma espécie de refugio, nem que fosse por alguns segundos. Mas hoje tem alguma coisa diferente. O cheiro incomoda. E quando ela ascende as luzes ela vê: dezenas de notas de quinhentos euros penduradas para secar. E o chão coberto de sangue.

Lumikki fecha a porta e vai assistir as aulas querendo esquecer o que viu, mas não consegue. O que ela deveria fazer, contar para o diretor? Desde sempre ela aprendeu a não se meter no que não lhe diz respeito. Ela decide ir até a câmara escura novamente para ver se tudo aquilo era real e no caminho esbarra em Tuukka, o filho do diretor. E quando abre a porta as notas sumiram, mas o cheiro continua provando que ela viu aquilo sim. Então ela deduz que Tuukka pegou o dinheiro e acaba descobrindo que foi ele junto com outros dois alunos: Kasper e Elisa, filha de um policial. Mas dá mesma forma que Lumikki descobre eles, Tuukka encontra ela. E ela diz que não quer ter nada a ver com aquilo e que não vai contar nada para ninguém. Mas enquanto Lumikki quer ficar longe dessa história, a história não quer ficar longe dela e de repente ela se vê envolvida em algo que foge do seu controle.

Não sei porque enfiei na cabeça que essa história era uma mistura de releitura de contos de fadas com vampiros. Acho que por causa do titulo e do sangue na capa. Mas não era nenhuma coisa nem outra. Do conto de fadas, é só o nome dela mesmo e em finlandês ainda por cima. E durante a leitura até que tem uma ou outra referencia, mas sempre na brincadeira ou na ironia, na história mesmo não tem nada. Então não sei porque o nome é A trilogia da Branca de Neve. A história na verdade tem duas vertentes. Uma é a parte policial, que achei bem fraca e resultou na minha nota não tão alta. Como estou acostumada a ler livros policiais, achei o mistério do livro bem fraco. E a outra é o mistério envolvendo a protagonista. Que por sinal só tivemos algum vislumbre dele, apenas começamos a descobrir o que aconteceu que moldou a protagonista em quem ela é hoje, mas como é uma trilogia, acho que teremos mais nos outros livros.

Falando na protagonista, ela é o ponto forte da história. No começo não sabemos quase nada sobre ela, só que aconteceu alguma coisa que fez ela deixar tudo para trás. E aos poucos a autora vai deixando pistas e inserindo detalhes para que possamos começar a montar o quebra-cabeça. Ela gosta de passar despercebida, por isso ela usa roupas comuns e nem perfume ela usa para ninguém lembrar de seu cheiro. Ela tem alguma coisa muito forte com esconderijos, e ela vê e percebe detalhes que as pessoas geralmente deixam passar. Logo no começo percebemos que ela é uma garota inteligente e com certeza vou querer ler os outros livros para descobrir mais sobre ela. Os outros personagens são interessantes, principalmente a Elisa, mas quem rouba a cena mesmo é a Lumikki. E apesar de ser uma trilogia, a história tem começo, meio e fim, mas acredito que tem que ser lido na ordem de publicação. Quanto a edição, a capa podia ter mais a ver com a história, mas de resto está perfeita.

Nota:




16 comentários:

  1. Que curiosa essa história Silvana, fiquei bem interessada em ler! Tem um quê de mistério, né? Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Ei Sil, tudo bem?
    A capa chama a atenção e parece sim algo sobre vampiros! Kkkkkk! Então eles podiam ter feito outra coisa que tivesse mais relação com o tema. Não entendo algumas capas, de verdade! Rs

    Que pena que só rendeu 3 estrelas. Mas com relação ao mistério, depende da pessoa. As vezes as pessoas já descobrem no começo, outras no final, no caso essa sou eu! Kkkkkkkkkkk! Sempre sou a última a decifrar, então pra mim talvez a nota seria mais alta.

    Beijos!

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  3. Que pena a autora não ter conseguido elaborar direito o mistério! Acho que não é o forte dela, tadinha hahaha mas ainda bem que apesar disso a história em si é boa e envolvente. Tomara que o próximo livro que ela lançar mereça uma nota 5!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem? Eu gostei da protagonista, mas não consegui me conectar com mais nenhum personagem, no final das contas eu achei uma história bem mediana. Agora vou ler o segundo e ver se está melhor um pouco.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi
    dei a mesma nota que você, não achei uma grande leitura, até troquei o meu livro, mas pretendo ler o e-book do segundo, eu também pensava que era releitura e achei a história um pouco confusa em algumas partes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    Tinha a mesma impressão que a sua sobre esse livro.
    O pessoal falava tanto nele antes de lançar que fiquei curiosa em conhecer essa história.
    Espero poder ler em breve.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Eu estou adquirindo o hábito de ler livros desse gênero e por isso não sei que seria tão criteriosa quanto você, mas a história chamou minha atenção. O que significa o que ela viu? As notas eu até posso entender mas o sangue? Fique curiosa.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu já tinha visto esse livro em algum lugar e tinha certeza que era uma releitura da história da Branca de Neve. Que confusão eles fizeram com esse título, hein? Eu ficaria bem frustrada se pensasse em uma coisa e encontrasse outra.
    E se além de não ser releitura, a parte policial ainda é fraca, então nem vou ler! hahahha
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu fui lendo sua resenha, como sou curiosa, percebi que não falou mais da mulher que não conseguiu fugir no início. O que nossa protagonista tem a ver com ela? Isso se tiverem relação. Mas se não tiverem, quem é essa mulher e por que ela precisava fugir? Agora, fala sério!!! Para alguém que aprendeu a não se meter em questões que não são suas, quando ela viu o dinheiro e o sangue, tinha que ter ficado bem longe dessa história, risos. Que pena que o mistério é fraco, adoro justamente a trama policial. Mas parece um bom início para a trilogia, um leitura mais leve, despretensiosa, quem sabe nos próximos a autora não se supera??? Pretendo ler, para intercalar com as leituras mais pesadas. Gostei muito da sua sinceridade como sempre. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil.
    Li umas duas resenhas desse livro e todas com pontos parecidos com o seu. Acabei que não em interessei por essa leitura.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bom?
    Só li o segundo livro da série, Branco como a Neve, e alguns resumos do primeiro pra não boiar tanto na continuação. Tive os mesmíssimos problemas que você! Cheguei achando que era uma coisa por causa da capa/nome e premissa e fiquei 'ué?' quando a trama se revelou outra. Mas não foi aqueeeela surpresa agradável.
    É o tipo de leitura legal, mas um pouco arrastada :/ os mistérios não prenderam, nem os personagens.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oláá! tudo bem?
    Engraçado que eu vi a capa e achei que ia ser um super suspense policial.. Até ao ler a sinopse, fiquei interessada. Mas depois desanimei depois de tudo que disse. que pena! ''/
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oioi bonita!

    A capa é muito linda. Que pena que não gostou tanto, eu adoro suspenses policiais. E no futuro quem sabe eu até daria uma chance haha

    Beijão,
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee Sil! Eu gosto desse livro,mas o segundo é bem melhor. Gosto muito da escrita da autora é diferente. Realmente a protagonista é um ponto alto da trama. Gosto do jeito dela,mas no começo estranhei;
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Eis uma série que nunca me chamou a atenção. Leio boas resenhas tanto do primeiro livro como o do segundo, porém não consigo me sentir cativada conhecer a história.

    Um pena que você não curtiu tanto a história, mas quem sabe no segundo as coisas não melhoram?

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil

    Eu nunca havia lido uma resenha sobre esse livro, na verdade, eu só conheci essa trilogia quando a editora lançou o segundo. Como eu era parceira na época recebi a novidade antes, então fui pesquisar.
    Que pena que a parte policial não foi bem explorada.
    E às vezes a gente dá uma viajada sobre os livros mesmo, normal! Hahahaha Mas de repente essa conexão com o conto vai aumentando com o passar dos livros.
    E apesar de você falar que a protagonista é o ponto forte e tal não foi um enredo que chamou tanto minha atenção. Então acho que não leria ele.
    Espero que o segundo livro seja uma leitura mais proveitosa.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo