03 dezembro 2017

Resenha | Corte de Névoa e Fúria - Sarah J. Maas


Livro: Corte de Névoa e Fúria
Série: Corte de Espinhos e Rosas # 2
#1 - Corte de Espinhos e Rosas
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 658
Ano: 2016

Esse livro faz parte de uma série. Contém spoilers do livro anterior.

Resenha:
Em Corte de Espinhos e Rosas conhecemos Feyre, uma humana que quando teve uma oportunidade, matou um feérico sem pensar duas vezes. Os humanos sempre foram escravos dos feéricos, mas um dia eles se rebelaram e depois de muita morte acabaram chegando a um tratado onde os povos seriam separados por uma muralha mágica e cada espécie ficaria do seu lado. Mas os feéricos atravessam a muralha quando querem, afinal é o povo humano quem tem que ter medo e não eles com sua magia. Só que Feyre nem imaginava que ao matar um feérico ela teria que dar sua vida em troca e ela é levada para Prythian por Tamlin, a fera que ela descobre ser o Grão-Senhor da Corte Primaveril e acaba apaixonada por ele. Mas todos na corte estão debaixo de uma maldição lançada pela Grã-Rainha Amarantha e Feyre tem que cumprir três tarefas ou resolver um enigma para conseguir libertar Tamlin e seu povo.

Feyre consegue quebrar a maldição, mas o caminho que ela percorre para conseguir isso, acaba com suas forças e dilacera seu coração que ainda é humano, mesmo seu corpo tendo se transformado em um corpo imortal de um feérico pelos Grãos-Senhores após Feyre ter morrido para salvar a todos eles. Faz três meses que tudo aconteceu e Feyre ainda tem pesadelos com Amarantha e com tudo o que aconteceu Sob a Montanha e não consegue esquecer o rosto dos feéricos que teve que matar para salvar Tamlin. Mas Tamlin também tem seus pesadelos e eles não conversam sobre isso e fingem que está tudo bem enquanto esperam pelo dia do seu casamento que está próximo. A dois meses Tamlin fez o pedido e Feyre aceitou. Outra coisa que eles não falam é a tatuagem no braço de Feyre, que a lembra a todo instante o acordo que ela fez com Rhysand, Grão-Senhor da Corte Noturna, onde Feyre prometeu passar uma semana por mês com Rhysand quando ele a curou depois de uma das tarefas.

Mas Rhys não esqueceu o acordo e na hora do casamento ele aparece e exige que Feyre cumpra sua parte no acordo. Feyre vai obrigada, mas logo percebe que estar na Corte Noturna é um alivio, já que Tamlin quer tanto protegê-la que ela está vivendo sufocada dentro de casa. E Rhys não esconde as coisa dela como Tamlin vem fazendo, pelo contrário, ele incentiva Feyre a treinar suas habilidades e poderes adquiridos através dos Grão-Senhores quando eles a ressuscitaram. E esses poderes podem ser a salvação do povo feérico, já que Amarantha era apenas uma parte de um plano que vem sendo arquitetado à séculos por Hybern. Um plano que pode ser a ruína tanto do povo feérico, como dos humanos. Em meio a essa guerra iminente, Feyre terá que curar sua alma que está partida em mil pedaços e ao mesmo tempo decidir com quem está seu coração.

"Alguma pequena parte de mim sussurrou que eu podia sobreviver a Amarantha; (...); podia sobreviver à transição para aquele novo corpo... Mas àquele buraco vazio e frio em meu peito... Não tinha certeza se podia sobreviver a ele.
Mesmo durante os anos em que estivera a uma semana ruim de morrer de fome, aquela parte de mim estivera cheia de cor, de luz. Talvez me tornar feérica a tivesse destruído. Talvez Amarantha a tivesse destruído.
Ou talvez eu a tivesse destruído quando afundei aquela adaga nos corações de dois feéricos inocentes e o sangue aqueceu minhas mãos."

Antes de mais nada tenho que fazer um desabafo. Quero matar a autora série. Odeio autores que fazem isso. Odeio triângulo amoroso. Porque fazer a gente se apaixonar por um personagem no primeiro livro só para depois vir e estragar tudo no segundo? Eu já tinha passado por isso com Adam e Warner em Estilhaça-me. Agora de novo com Tamlin e Rhys. Acho muito desnecessário fazer o leitor passar por esse tipo de coisa. Não precisa mostrar um personagem maravilhoso em um livro, fazer o leitor cair de amores por ele e depois falar que na realidade ele era um escroto abusivo. E o outro lado do triângulo que na verdade era o bonzinho. Muita raiva disso. Desabafei. Pronto! Vamos continuar a resenha hehe.

Logo que terminei o primeiro livro da série, já emendei nesse segundo. E os pontos negativos que tinha ressaltado no primeiro e minhas restrições com a obra foram inexistentes nesse segundo livro. Gente, como pode uma história que era ótima se tornar uma história tão grande e incrível como acontece aqui. Se você ler só o primeiro livro, vai achar ele ótimo, mas quando ler o segundo, se comparar os dois, o primeiro livro é até chato perto dele. Eu nem sei o que dizer para descrever o quanto ele é bom e tudo o que senti lendo esse livro. Foi um misto de emoções que me tirou o folego  por várias vezes, e até precisei parar de ler, dar uma volta e respirar de tanto que o livro me sugou. Foi como se ao ler o primeiro livro só desse para ver um pedacinho de um iceberg fora da água e no segundo o iceberg inteiro dentro dela. Agora imaginem então minhas expectativas para o terceiro livro.

Novamente nesse segundo livro vemos um romance sendo construído aos poucos, o que fez a autora ganhar muitos pontos comigo. E foi tão aos poucos que eu estava desesperada para que eles se beijassem logo e nunca acontecia hehe. Eu tinha amado o Tamlin no livro anterior, mas se compararmos ele com o Rhys, é tipo zero a mil. O Rhys é maravilhoso. Ele é tudo o que uma mulher espera de um homem. Ele protege, sem sufocar, ele não menospreza e sim faz com que a Feyre alcance seu melhor. Ele dá espaço, mas mostra seu amor em todos seus movimentos. Ele respeita Feyre acima de tudo. Ele é perfeito. Eles tem uma química tão grande que não tem como não suspirar em cada cena que eles estão juntos.  Só espero que não a autora não faça nenhuma bobagem nesse quesito no próximo livro.

E por falar em autora, ela me ganhou completamente. A escrita dela é viciante. Ela criou um mundo mágico para nenhum fã de fantasia botar defeito. Ela descreve, mas não cansa, ela transporta o leitor para dentro das páginas e é como se estivesse lá, vivendo tudo aquilo junto com eles. E olha que a narrativa é em primeira pessoa, coisa que eu não gosto muito. E uma coisa que amei foi que ela criou finais perfeitos, de tirar o folego e não precisou matar nenhum personagem querido para fazer isso. Porque tem gente que acha que para escrever uma história de sucesso tem que matar algum personagem importante.

Quanto aos personagens, eu tinha gostado muito de Tamlin e Lucien, mas no circulo de Rhys todos eles se destacaram e tiveram seu momento na história. É como se eles também fossem os protagonistas e não coadjuvantes. Amren, Morrigan, Cassian e Azriel são personagens misteriosos que conforme vamos lendo a história, vamos descobrindo suas histórias e amando cada um deles. Mas o grande destaque sem dúvida vai para nossa protagonista. Eu li algumas resenhas citando a Feyre como ponto fraco do livro. Eu não concordo. Ela é um personagem incrível que cresceu e muito durante toda a história. Se for fazer alguma comparação com personagens femininas de outros livros famosos, a Feyre ganha disparado. Ela sim é forte. Ela é como a fênix. quando você pensa que não, ela ressurge das cinzas e mais forte do antes. Ela sem dúvida é o grande destaque do livro.

É uma pena que uma história linda como essa teve uma revisão tão ruim. Eu cansei de encontrar erros de português e palavras escritas erradas. Até nos nomes. E olha que não sou dessas que fica reparando nessas coisas. Mas é que estava bem gritante. Mas em compensação capricharam na capa. a cor é linda, as partes em destaque, e o casal no plano de fundo. Perfeito! E vou terminar por aqui porque se não vou ficar o dia todo aqui escrevendo o quanto eu amei esse livro. Se desse para favoritar duas vezes eu teria feito. Então eu indico o livro com certeza. E vamos ler o terceiro e amar ou se decepcionar hehe.

Nota:




16 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bom?
    OBRIGADA POR FALAR NA REVISÃO, SIM SIM E SIM! Nunca mais leio os livros da SJM em Português, sinto muito. O inglês é complicado, mas pelo menos não passo nervoso com tanto erro.
    Esse segundo volume é uma coisa maravilhosa, que saudade e vontade de reler D:
    Eu preciso dizer que adoro essa coisa que a Sarah J. Maas faz, de mudar os ships de acordo com o desenvolvimento da personagem. Tem muito da realidade nisso. O cara por quem uma personagem se apaixonou num primeiro momento pode não ser o parceiro ideal para toda uma vida. Eu comparei o Tamlin aos caras do Tinder que vão parar no 'meu deus do céu que macho chato do caralho' e continuo afirmando que é real :v
    Num primeiro momento, parece legal. Mas depois tu se aprofunda nas pesquisas a respeito do cidadão e descobre o tamanho do embuste UHUHASUHASUHASUHAUHASUH
    Nesta, Lucien e Cassian são meus bebês preciosos e eu colocaria minhas mãos no fogo por eles. COMO EU AMO ESSE TRIO AKJFNASUOGAAGBUOGABUOASGB Nesta principalmente; que mulher fodásticaaaaaaa.
    Amei a resenha, vou aguardar ansiosa seus surtos com o terceiro livro! *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os livros, confesso que não costumo ler muito desse gênero. Mas fiquei curiosa em saber mais sobre a história.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Sil
    Menina você quer me matar do coração, comprei o box semana passada, mas ainda não pude começar a leitura, pois estou lendo um livro de parceria e estou doida para ler.
    Pelos teus comentários a série parece ótima. Eu até curto triangulo amoroso, mas concordo com o que você falou sobre.
    Aii, eu adoro os livros desta autora e já estou curiosa pela sua resenha do terceiro livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Todo mundo está falando desses livros e eu ainda não li!! hahaha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Essa revisão da Galera Record é uma misericórdia que nem Jesus na causa.
    Menina, isso que a Maas fez com Tamlin e Rhys já é de praxe da autora. Tanto que nem me surpreendi.
    Dos três livros, esse é o meu favorito!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro por ai mas não sabia que era de uma série, li sua resenha por alto para não pegar spoilers.
    Eu também não sou de reparar muitos erros nos livros, mas é muito triste quando chega ao ponto de incomodar nossa leitura, uma pena.

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter achado o livro um pouco grande e que me cansou algumas vezes, eu adorei e já estou louca para ler o terceiro, que por sinal é maior ainda :P
    Que bom que amou também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Eu amei esse livro tambem. Acho que a autora consertou muito dos erros dela com o primeiro volume, que fica enrolando e tem um casal muito sem sal (Feyre e Tamlin e muito sem graça). To mega animado para finalizar a trilogia. Comecei a leitura do ultimo, mas ainda nao tive oportunidade de finalizar. Esperando ansiosamente pelo meu fisico chegar pra poder começar.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Eu to bem curiosa desde que vi a resenha do seu primeiro livro, triângulo amoroso me lembrou de "A maldição do tigre" que achei bem desnecessário também rsrs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Tudo bem?
    Ahhh eu comprei o box com essa série na BF e estou surtando com tanta gente falando isso também.. que o dois é super melhor que o um e essa série fica cada vez melhor! aiaiai estou quase colocando para furar minha fila de leituras hehe
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Te entendo completamente! Eu ODEIO triângulos amorosos. Se já sei que tem triângulo no livro, eu passo longe, falando sério hahaha não suporto e também não vejo a necessidade de os autores fazerem isso, ainda mais porque na maioria das vezes não convence. Mas nossa, fico super feliz de saber que apesar disso, a história não só manteve a qualidade, como se mostrou bem melhor do que o primeiro volume. Isso é até raro de acontecer, então já me deixou empolgada em arriscar na série!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem?
    Parece ser o tipo de livro que eu gosto, não o conhecia, mas já coloquei na minha lista.
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre!

    Bjo,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Este livro é maravilhoso, eu fiquei muito surpresa com a reviravolta no romance e me ver apaixonada pelo Rhys tão rápido. No primeiro livro eu torci por um final feliz com o Tamlin, mas depois deste livro que queria ver ele bem longe dela. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Puxa não sabia que tinha tantos problemas de revisão! Uma pena e tb uma pena o triângulo, eu odeio essa sofrência e geralmente torço pra pessoa errada. Mas eu ainda quero ler a série, espero que vc curta o terceiro livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oiii Sil

    Li bem por encima a sua resenha porque não vai ter jeito vou ter que ler essa trilogia e descobrir qual o segredo que todo mundo AMA essa saga. Li TRono de Vidro da mesma autora e não gostei sabe? Acho que não era o momento. Mas essa série da Corte de Espinhos quero conferir logo, ja ta apertando a curiosidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,

    Ahh essa trilogia é maravilhosa ♥
    Acho que não tem como não gostar dessa história que a Sarah criou. Concordo que o segundo livro foi incrível e superou muito o primeiro. Estou com o terceiro aqui para ler, mas ainda não li, pois sei que vou ler tudo de uma vez e vou ter uma boa ressaca literária com ele, estou aguardando o próximo feriado ou uma folga para ler essa belezinha ♥

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo