12 março 2018

Resenha | A Casa Torta - Agatha Christie


Livro: A Casa Torta
Série: Box 7 #1
Gênero: Policial
Autora: Agatha Christie
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 207
Ano: 2017

Resenha:
Charles Hayward e Sophia Leonides se conheceram no Egito quase no fim da Segunda Guerra Mundial. Charles ficou encantado com a jovem muito bonita e bem humorada que aos 22 anos já ocupava um importante cargo num dos departamentos do Ministério do Exterior. Eles logo se tornaram amigos e sempre estavam juntos em todos os lugares. Mas foi só quando Charles foi transferido para o Oriente e ele ia ficar longe de Sophia por sabe se lá quanto tempo que ele percebeu que o que sentia por Sophia era mais do que amizade. Mas como Charles não quer empatar a vida de Sophia ele decide que mesmo querendo firmar um compromisso com ela, ele não vai fazer o pedido até que volte para a Inglaterra. Só que Charles se declara antes de ir e ao fazer isso ele percebe que apesar de conversarem tanto, ele pouco sabe da vida de Sophia. 

Então Sophia conta um pouco sobre sua grande família, que por causa da guerra estão praticamente vivendo todos juntos na casa torta, sob a proteção de seu avô Aristide Leonides, um homem notável apesar de seus um metro e meio e mais de oitenta anos. Nos dois anos que passam separados, Charles e Sophia se correspondem por carta e apesar do tom das cartas ser mais de amizade, Charles está certo de que Sophia o ama. Então assim que volta para a Inglaterra Charles manda um telegrama convidando Sophia para jantar pensando em fazer o pedido e se casar com ela o mais breve possível. Porém o avô de Sophia acabou de falecer e Sophia diz que eles não podem se casar até tudo ser esclarecido, já que Charles é um diplomata e não pode ter uma esposa suspeita de um crime, porque seu avô pode ter sido o assassinado.

Por coincidência Charles é filho do comissário-assistente da Scotland Yard que está responsável pelo caso junto com o inspetor-chefe Taverner. Seu pai diz que Leonides foi envenenado e a principal suspeita é a viúva cinquenta anos mais jovem. Mas qualquer um dos familiares pode ser o assassino. E o motivo poderia ser o dinheiro, já que Leonides é podre de rico, se não fosse o detalhe de que Aristides deu a cada um deles independência financeira e se alguém precisasse de mais, era do pedir. E como Charles tem um interesse pessoal para que se resolva tudo da melhor e mais rápida forma possível, seu pai sugere que ele se infiltre entre os familiares e descubra tudo o que puder sobre cada um deles. E Charles percebe que todos poderiam ser o assassino, mas que nenhum deles realmente parece ser o culpado.

"Era uma vez um homem torto que andou por uma estrada torta
E achou uma moeda torta junto a uma porteira torta
Ele tinha um gato torto que caçou um rato torto
E viveram todos juntos numa casinha torta."

A Casa Torta é considerado pela própria autora um dos seus melhores livros. Mas quando começamos a ler vemos uma trama policial bem clichê e logo vem a mente a pergunta de como a Agatha pode considerar esse livro um dos seus melhores sendo uma trama tão simples e a principio nem um pouco original para quem já leu vários dos livros dela? Mas a genialidade está em sua conclusão. Acho dificil encontrar uma pessoa que tenha descoberto o assassino, e se desconfiou de quem era, deve ter imaginado que isso seria impossível de se verdade e descartado a ideia. Como vocês já sabem, é só olhar a minha foto ali de perfil, sou fã de carteirinha da autora, mas mais uma vez fui surpreendida pela capacidade da autora em criar tramas aparentemente simples, mas que deixam o leitor de queixo caído no final e com aquela pergunta: porque não pensei nisso antes?

A história é narrada pela visão do Charles e confesso que até dele desconfiei. Os moradores da casa torta são todos excêntricos e todos eles poderiam ser o assassino já que nenhum tem um álibi para a hora da morte e o crime foi sugerido pela própria vítima como uma piada enquanto estavam todos a mesa. Mas com exceção da viúva, nenhum deles tem uma motivo plausível para cometer o crime. Então fica aquela dúvida de quem entre tantas pessoas é o criminoso já que todos, até eles mesmo desconfiam de que foi um deles. Eu criei mil teorias e imaginei várias explicações e nenhuma delas chegou perto da realidade. Confesso que senti falta do meu querido Poirot durante a leitura, com ele na trama parece que o crime já está resolvido pelo tanto de confiança que ele exala. Mas Charles também foi um bom protagonista.

Temos vários personagens que se destacam na história. Sophia eu achei meio fria, mas depois do meio da trama em diante vemos o motivo dela agir assim. E temos um personagem que ganha o leitor logo de cara pela sua esperteza, a Josephine, irmã mais nova da Sophia. Ela está sempre atenta e percebe as coisa antes até mesmo do que da policia. E um personagem que está morto mas que faz toda a diferença é o Aristide, que mesmo depois de morto ainda continua a mover as peças do jogo. Enfim, é uma leitura bem rápida, dá para ler em algumas horas, que recomendo para quem gosta de um bom livro policial. Quanto a edição melhorou muito a revisão do que quando os livros do box eram publicados pela Nova Fronteira. E essa capa (dura) compensa porque é bem mais bonita do que a maioria das edições que temos dos livros da Agatha.

Nota:






16 comentários:

  1. Olá Silvana
    Eu nunca li nada da Agatha Christie, pois eu tenho apenas o livro O Assassinato no Expresso do Oriente e imagino que quando eu ler, vou amar e querer ler todos os livros dela, então eu estou esperando comprar mais livros para poder devorá-los todos de uma vez, e A Casa Torta está na minha lista!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, esse da Agatha eu não li, mas eu acredito sobre a conclusão plenamente porque a autora sempre, sempre faz isso comigo, quando eu acho que sei o final, descubro que nada sei hehehehe adoro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi! Estou bem ansiosa para conhecer a escrita da autora e irei colocar esse na lista de desejados. A história me parece simples e ao mesmo tempo perpiscaz. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil. É incrível como a escritora traz uma trama simples e clichê mas consegue surpreender e encantar o leitor mesmo assim. Eu nunca li nada dela, mas até tenho Assassinato no Expresso do Oriente mas fico só enrolando para ler, é que suspense e mistério não são meus gênero favoritos.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil, tudo bem?
    Oxa, ainda não li nada da autora, quero muito. Só leio resenhas e me interesso, mas deixo sempre na promessa. Esse não foi um dos que mais me interessei, mas nessas histórias mais simples estão grandes coisas mesmo. Valeu mais essa dica.

    Bjão.

    Diego,
    VIDA & LETRAS
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Mais um livro da Agatha que entra para a lista de favoritos! Preciso urgentemente ler os livros da autora!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu assisti a adaptação que saiu ano passado e por causa do assassino, fiquei muito curiosa pra ler. Por causa do desenvolvimento e pra ver se autora teve coragem mesmo HAHAHA
    Eu cheguei a desconfiar do Charles no filme tb!

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Não tem o Poirot??? Já ganhou um ponto comigo, pois ele foi majoritariamente o meu problema em Assassinato no Expresso do Oriente! Hahahaha
    Você sabe que li e não curti, né? Mas sinto que preciso de um tira-teima... e só de não ter o Poirot já me anima.
    Gosto bastante quando o livro surpreende a gente, eu com certeza, caso venha a ler, não vou adivinhar o culpado!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Estou apenas com uma invejinha branca de você com essa coleção linda da Agatha rs...

    Esse livro eu não cheguei a ler dela (li todos os que tinha na biblioteca do meu colégio).

    Gostei da premissa da história. A narrativa me pareceu inteligente e instigante ao mesmo tempo.

    Preciso ler com certeza!

    Beijos ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil.
    Tive o meu primeiro contato com essa autora esse mês, li O assassinato de Roger Ackroyd e fiquei encantada pela escrita dela, tmb adorei conhecer Poirot, espero em breve ler mais livros dela quem sabe esse não será o próximo já que é um cinco estrelas pra você.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana, achei a capa um pouco infantil, não curti tanto... Mas fiquei curiosíssima para ler ~ e tentar descobrir quem é o assassino. Hahaha! Quero ler! :*

    ResponderExcluir
  12. Oii Silvana, fiquei bastante curiosa para ler esse livro da Agatha Christie, faz um tempinho já que não leio nada dela :(

    http://larydilua.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo essa autora e ela é sensacional! Ela consegue realmente transformar tramas simples em grandes feitos. kkkk Tento, mas realmente nao consigo descobrir o assassino.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Eu só li um livro da Agatha e ele não me conquistou :( Eu tenho que dar outra chance porque me recuso não gostar da rainha do crime.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Já li Agatha Christie há um bom tempo, mas não foi esse. Gostei da resenha! ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil
    Amo os livros da Agatha Christie (apesar de ter lido poucos dela por enquanto) e como não conhecia este ainda, ele acabou de entrar na minha listinha de futuras leituras *-*
    Isso do final ser surpreendente é bem a cara da Agatha, né?! Tem livros dela que a gente vai achando que não terá nenhuma surpresa e quando menos espera ela vai lá e te mostra um final inimaginável (foi o que aconteceu comigo quando li "Assassinato no expresso do oriente" este ano *-*).
    Ah, essas edições novas em capa dura estão lindíssimas! A HarperCollins Brasil tem feito um trabalho maravilhoso com nossa eterna rainha do crime <3

    Beijinhos, parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura!
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo