15 março 2018

Resenha | Enroladas - Elena Muller


Livro: Enroladas
Série: Enroladas #1
Gênero: Contos, Drama, Humor
Autora: Elena Muller
Editora: Amazon
Páginas: 248
Ano: 2015

Resenha: 
Em Enroladas vamos conhecer as quatro amigas, Barbara, Helena, Eduarda e Sofia. O livro é dividido em quatro contos e cada um dos contos vai ter uma delas como protagonista. Mas todas as outras estão na história, só o destaque da protagonista que muda de um conto para o outro.

No primeiro conto vamos conhecer Barbara ou simplesmente Barbs, uma autora que vai ter seus livros adaptados por uma emissora de TV. Os livros são uma mistura de Indiana Jones com sobrenatural e seu sonho é ter Robbert Abrahamson, o ator que protagoniza a trilogia de filmes Dwormit, como ator principal de sua adaptação. O problema é que ela não consegue falar com Abrahamson para levar sua proposta ate ele. Mas quando ela fica sabendo sobre uma convenção do Dwormit, ela vai fazer de tudo para conseguir estar lá e convencer Abrahamson de que ele é perfeito para ser seu protagonista.

No segundo conto o foco é em Helena McGrint, ou apenas Lena. Ela é a mais equilibrada entre as quatro amigas e elas contam com Lena para manter as loucuras delas no lugar. Mas ultimamente Lena está bem diferente, parecendo que está desgostosa com a vida. Então elas armam um plano para fazer Lena se animar. O plano consiste em um stripper, bebidas e muita diversão. Mas a reunião acaba em confusão e Lena com um encontro marcado com Devendra Kane, um bombeiro que acabou aparecendo no apartamento dela por uma grande coincidência.

No terceiro conto a protagonista é Eduarda Braga, ou Duda para os íntimos. Das quatro amigas Duda é a mais descolada e a que aproveita a vida ao máximo sem pensar nas consequências. O que ninguém sabe é que seu jeito de agir é apenas uma fachada para esconder seus medos. Duda é modelo e faz de tudo para manter a aparência. E parece que ela nunca está magra o suficiente. Tanto que suas amigas reparam que ela está sofrendo de distúrbios alimentares e resolvem intervir para tirar a amiga daquela situação. E vão contar com a ajuda de Tate Evans, um antigo conhecido das amigas.

No quarto e último conto vamos conhecer melhor Sofia Albuquerque,  ou Sofi e até mesmo somente Alba, a mais geniosa das amigas. Com ela não tem meias palavras e basta uma fagulha para seu fogo acender e aí de quem estiver na sua frente. Seu oponente favorito é Gregor Wolf, melhor amigo de Barbs que mora no hostel da sua família. Mas ela é a amiga mais leal e sempre coloca a felicidade das amigas na frente da sua. Por isso depois de ajudar todas as três amigas, elas resolvem retribuir o favor e planejam dar um rumo na vida de Sofia durante a comemoração de aniversário de Barbara, onde todos os amigos estarão reunidos para passar as férias juntos.

Apesar do livro ser de contos, coisa que eu particularmente não gosto muito de ler, a forma como a autora contou a história nem parece que são contos realmente porque todos os personagens aparecem em todos os contos e eles são praticamente continuações um do outro. Do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro se passam dois meses e do terceiro para o quarto, duas semanas. Se as histórias forem lidas separadas, elas são contos realmente, mas lidas assim em seguida, dá a impressão de uma história só.

Minha primeira impressão, com as primeiras páginas lidas e após conhecer as garotas, era de que eu não ia gostar da história. As quatro tem uma amizade bem diferente das que eu já tive com minhas amigas e algumas coisas me incomodaram como elas se tratarem por vadias ou bitch. E também achei que elas fossem todas loucas. Mas depois conhecendo uma por uma me apeguei a elas e acabei gostando muito, principalmente do quanto elas valorizavam uma a outra e a amizade entre elas.

Teve algumas outras coisas que não gostei em um primeiro momento, como quando achei que a autora fosse colocar um homem como resolução dos problemas de todas elas. Mas depois tem um trecho que esclarece bem o que eu estava pensando quando uma das personagens diz ela não precisava de um homem mas sim que precisava se aventurar, se apaixonar e viver um amor do lado da pessoa certa

O livro todo é uma mistura de comédia com drama porque as situações são muito cômicas e ao mesmo tempo beira ao drama. É impossível não rir das situações e ao mesmo tempo que rimos já pensamos que aquilo não aconteceu realmente porque é muito surreal. E o mais engraçado foi que depois que terminei o livro fui pesquisar e descobri que a autora se baseou nas próprias amigas para escrever as personagens, o que achei bem legal. Se fosse eu estaria orgulhosa de ter inspirado a autora, mas ao mesmo tempo com vergonha porque tem algumas situações bem inusitadas.

Das quatro amigas, como sou meio tímida e mais na minha me identifiquei mais com a Helena e a Sofia eu não gostei mesmo. Achei ela muito mandona e intrometida demais. Sabe aquele tipo que cuida da vida dos outros e esquece de cuidar da sua? Com a Duda me identifiquei um pouco também porque já sofri de distúrbios alimentares também e a Barbara não sei se gosto ou não porque achei ela meio infantil algumas vezes.

Mas enfim, como não é um livro muito grande não vou falar muito mais. Gostei muito da escrita da autora e leria outros livros dela. E recomendo que leiam esse, se você é fã de livros de contos e histórias mais curtas você vai se divertir bastante.

Nota:







16 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu jurava que era uma história completa, mas gosto de contos também. Interessante ver que um é praticamente continuação do outro. Assim não fica aquela sensação de querer mais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem? Desde que vc apresentou a autora eu achei bacana a proposta do livro. Eu gosto de contos e histórias divertidas, não sei bem com que me identificaria mais, mas talvez eu goste um pouco de todas.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Ainda não conhecia o livro, mas achei bem legal a proposta da autora, contando a história de forma resumida das quatro amigas. Imagino que a forma como elas se chamam também vá me incomodar um pouco, mas de resto fiquei curiosa pra saber mais sobre cada uma!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu caderninho de dicas vai acabar hahahaha

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil

    Eu curto contos, apesar de não lê-los com a frequência que eu gostaria.
    Esse negócio de ficar falando "oi, vadia", "e aí, vadia?" não é comigo não, então acho que isso seria um problema para mim.
    Mas achei bacana o fato de que dá a impressão de ser uma história só mesmo sendo contos, não é muito comum.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Eu gosto de contos e as amigas parecem trazer certo tom divertido.
    Imaginei mesmo que fosse difícil se identificar com todas. Acho legal quando os amigos criam apelidos um com o outro, mas depende. Gostei bastante da capa e espero conseguir ler em breve. Sucesso para a autora.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Olá Silvana
    Até um tempo atrás eu tinha um certo preconceito com contos, mas ultimamente eu tenho gostado bastante de ler, achei bastante interessante esse livro!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito de ler contos, mas até parecem ser legais esses..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    Gosto de contos porque eles são mais curtos e diretos ao ponto.
    Livros com muitas páginas me deixam desanimados porque geralmente tem muita enrolação.
    Achei interessante esse livro, as garotas parecem meio maluquinhas, mas no final o laço de amizade é bem forte.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias com amigas assim, faz-me lembrar logo o Sexo e a Cidade, vou anotar essa dica! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Achei o livro super interessante! Gostei! Dica anotada! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil
    Ta aí um tipo de livro que estou precisando ler. Eu não gosto de contos não, mas eu adoro quando foco é em mulheres adultas com algum problema, e geralmente cada uma ajudando a outra. Me divirto muito com coisas assim e tenho certeza que vou curtir a obra.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Não conhecia o livro, não leio muito livros de contos, porque gosto mais de histórias com começo, meio e fim, longas e bem desenvolvidas, mas acho que leria essa obra sim.
    Temática gostosinha e rápida.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas não sei se gostaria de ler ele por ser de drama.
    Mas o ponto bom é que parece ser bem divertido.
    Adorei a capa tbm!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  15. Aaaah adorei sua resenha Sil, muito obrigado por essa oportunidade de apresentar as meninas para o povo.
    De fato eu me inspirei em mim e nas minhas amigas para escrever. Nossas personalidades são semelhantes às das personagens e nossa relação é parecida também, mas eu exagerei (muito) nas personalidades para deixar a história com um ar mais cómico e surreal.
    Fico muito feliz que tenha gostado e já quero adiantar que vai ter 2º livro. Ainda estou escrevendo então não posso dar certezas se ainda sai esse ano ou se apenas ano que vem.
    Bjs grandes :D

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana, assim como você, não sou muito chegada em contos, mas esse eu acho que leria, já que estão meio que interligados pelos personagens. Acho que as amizades que tenho se identificam um pouco com elas, pelo menos no quesito aventura. Aliás eu me identifiquei com a que disse que queria se aventurar e ter um amor ao lado da pessoa certa. No fundo, acho beeeem melhor que um "final feliz" com o príncipe encantado... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo