01 abril 2018

Resenha | Bem Atrás de Você - Lisa Gardner


Livro: Bem Atrás de Você
Série: Quincy & Rainie # 7
Gênero: Suspense, Mistério
Autora: Lisa Gardner
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Ano: 2018

Resenha:
Telly de 9 anos e sua irmã Sharlah de 5 não vivem, mas sobrevivem com seus pais. Antes, até que eles tinham algum carinho ou atenção dos pais, mas depois as coisas foram piorando cada vez mais e quando seus pais não estão se drogando ou bebendo até cair, eles estão dormindo. Por isso cabe a Telly cuidar de Sharlah. E é isso que ele faz quando seus pais começam a discutir e de repente seu pai está com uma faca e acerta sua mãe na frente deles. Telly não pensa duas vezes quando seu pai vem em sua direção com a clara intenção de fazer o mesmo com eles. Ele pega um bastão de beisebol e algo parece tomar conta do seu corpo e ele só "acorda" quando escuta o som de um osso sendo partido. Ele matou seu pai e estilhaçou o braço de sua irmãzinha.

Eles são separados e vão parar no sistema de adoção, onde cinco anos depois Sharlah acaba na casa de Pierce Quincy e Rainie Conner, seus novos pais de acolhimento. Rainie é uma policial aposentada e Quincy ex-agente do FBI. Agora, três anos depois eles estão prestes a adotar Sharlah, mas quase nada mudou desde o dia em que ela veio morar com eles. Sharlah sofre de estresse pós-traumático e parece que só consegue ter algum tipo de sentimento por Luka, o pastor-alemão que já foi um cão policial até machucar o joelho em serviço. Quincy e Rainie estão aposentados, mas continuam prestando consultoria para a policia, principalmente nos casos onde são especialistas, casos onde os assassinos são considerados monstros.

E quando Quincy recebe um telefonema da xerife Shelly Atkins pedindo sua ajuda em um caso, ele já sabe que a coisa deve ser feia, ainda mais por ser na cidadezinha tranquila de Bakersville, onde nunca acontece nada. Um adolescente acaba de matar duas pessoas em uma loja de conveniência em um posto de gasolina, mas antes de sair de casa ele matou seus pais de acolhimento. E não fez a minima questão de esconder seu rosto antes de atirar na câmera de vigilância da loja. O que fez Shelly chamar Quincy foi a expressão no rosto do garoto, ela tem certeza de que ele vai continuar matando. Mas a grande surpresa fica por conta da identidade do garoto. Ele é Telly Ray Nash, está descontrolado e Sharlah parece ser sua próxima vítima.

"Ele não terminou."
"Sharlah..."
"Você tem que fazer meu irmão parar. Ele não consegue parar sozinho. Alguém precisa fazer o Telly parar." Ela esfregou o ombro. "É assim que funciona. Outra pessoa, você precisa parar o meu irmão, pelo bem dele."

Eu recebi esse livro em parceria com a Editora Gutenberg em uma ação promovida pela editora. E como já tinha lido dois livros da autora e gostado muito, estava com as minhas expectativas lá nas alturas para a leitura desse livro. E minhas expectativas foram alcançadas e superadas. Fazia tempo que eu não lia um livro de suspense tão bom, daqueles que a gente até anda lendo o livro porque não consegue largar ele antes de saber o que realmente aconteceu. Como disse, já conhecia a autora de dois outros livros, mas nesse ela se superou. A história foi incrível do começo ao fim. E no final, nos agradecimentos, deu para ver o quanto ela se esforçou e estudou para escrever essa história, para não escrever bobagens que não passassem nenhuma veracidade. Só nisso ela já ganhou muitos pontos comigo.

Geralmente o que encontramos em livros do gênero são crimes onde a investigação vai girar em torno da identidade do assassino. Aqui não. A ação toda é uma caçada a Telly, o suposto culpado dos assassinatos. Suposto sim porque temos um inicio de história onde conhecemos duas crianças maltratadas pelos pais que num certo momento a mais velha, 9 anos apenas, reage e salva os dois da morte certa ou no mínimo de maus tratos futuros e contínuos, o que já era rotina na vida deles. Então querendo ou não, o leitor nutre uma certa simpatia por Telly, vendo ele mais como vitima do que como assassino. E essa foi minha dúvida durante toda a história, se ele era realmente o culpado do que estava acontecendo. Mas num certo momento até Sharlah tem certeza de sua culpa, então eu não sabia mais o que pensar. Se ele é culpado ou não, vocês terão que ler para descobrir.

A história é narrada em primeira pessoa, quando acompanhamos Sharlah e quando temos capítulos mostrando o que aconteceu em um passado recente com Telly e em terceira quando acompanhamos a equipe de policiais envolvidos no caso. Isso só reforçou a ligação que o leitor tem com os irmãos. E também deu toda uma agilidade para a história. E, eu que não gosto de aspas no lugar de travessão, só percebi que era o caso quando faltava menos de dez páginas para terminar o livro de tão envolvida que estava. Mesmo sendo uma história policial e com bastante ação, não tem como não se envolver com a situação, principalmente o drama dos irmãos e confesso que terminei o livro com lágrimas nos olhos.

Todos os personagens são incríveis. Telly e Sharlah, é impossível não amá-los. Infelizmente quantas crianças estão vivendo situações parecidas e depois ainda acabam em sistemas de adoção. Se quem nasce em uma família estruturada já é dificil enfrentar a vida, imagine crianças assim então. Rainie e Quincy são personagens de outros livros da autora, esse é o sétimo da série e já quero ler mais livros com eles, mas acho que não tem no Brasil ainda. Vamos torcer para que a editora traga eles. E temos outros personagens que se destacam, como a xerife Shelly e o rastreador Cal. Enfim, o livro é incrível, por isso favoritei. A capa está linda e a diagramação segue o padrão de qualidade da editora. Recomendo com certeza para os fãs de um bom suspense psicológico.

Nota:






16 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Curti muito a premissa desse livro! Não tô muito na vibe de thriller, mas essas histórias que fogem um pouco do clichê só assassinato/investigação me ganham um pouco. Ainda mais quando desenvolve bem os personagens!
    Já tinha visto os outros livros da autora, mas só coisa de capa e sinopse mesmo. Nunca procurei mais a fundo.
    Vou guardar o nome desse pra quando quiser um thriller bom! Adorei a resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Li a resenha da Cida do Moonlight Books desse livro e ele já tinha me chamado a atenção. Confesso que não é o estilo que estou acostumada a ler, e no momento estou confortável com as minhas escolhas literárias. Porém, Bem atrás de você me parece uma boa opção para quando eu decidir fugir da minha zona de conforto.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ps: apaixonada pelo (a) gatinho (a) *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, que bom que suas expectativas foram alcançadas! Eu nunca li nada da autora e quem está lendo o livro é a colaborada Marise, mas tudo que vc conta na resenha, já acho que ela vai gostar bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil
    Eu não sou fã do gênero mas fiquei encantada com a sua resenha. Gosto de quando a autora surpreende e percebemos o tamanho da pesquisa que ela fez na hora de criar a trama, isso mostra no mínimo preocupação na hora de criar a obra. Tomara que lancem os outros livros!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou da leitura e que ele superou suas expectativas, deve ser realmente um suspense muito bom, já vi divulgações dos livros da autora, mas ainda não li nenhum dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii! Nossa, o livro deve ser bom mesmo. Mas confesso que eu me sinto muito mal e pesada para ler histórias assim, tenho que estar exatamente no clima certo! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, adorei a dica, fiquei bem interessado em conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oiii Sil

    Seu gato arrasa na foto, impossivel prestar atenção no livro...haha. Quanto ao livro, achei bem legal pela resenha, apesar de não entender direito a ordem de publicação desses livros da autora (a editora publica fora de ordem mesmo né?). Quero ler ele algum dia, a história parece ser ótima e eu curto mesmo um bom thriller.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    O enredo em si não me despertou interesse, mas seus comentários sobre a história foi o que me deixou curiosa. Eu curto este tipo de história, acho que darei uma chance.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sil, diferente de você, esse é meu primeiro contato com a autora.
    Devo dizer que estou gostando bastante.
    A história é marcante e carregada de emoção.
    Estou bem curiosa para saber onde vai dar esse assassinato do irmão e o que acontecerá com ela.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. É difícil quando nos deparamos com histórias que são ficção mas se encaixam na vida real de forma negativa.. triste em pensar nas pessoas que passam por isso. Nunca tinha ouvido falar desse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,

    Essa é a minha próxima leitura, provavelmente vou começar hoje mesmo.
    Nunca li nada da autora, mas pelo visto acertei em cheio rsrs.
    Tomara que eu goste também.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Eu adorei este livro. Além do mistério para ser resolvido, há toda a história de vida dos personagens que nos cativa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Adorei o enredo do livro, amo suspense! Gostei de saber sobre esse "será que foi ele". Fiquei curiosa para ler.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!

    Parece que seu gato gostou bastante do livro também! hahaha adorei! Sua resenha também ficou espetacular, muito bem explicada e escrita de uma forma que desperta a nossa curiosidade. A capa já havia me chamado a atenção, mas saber da complexidade da história fez com que me desse mais vontade ainda de conferir a obra. Parece ser muito boa, ainda mais pela investigação não ser bem o foco, e sim os personagens e suas histórias.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Eu adoro o gênero, então fiquei super curiosa pra ler. E ainda mais sendo sétimo, pela resenha parece que dá pra compreender muito bem. E já sei que é bem capaz de rolar uma lágrima também, crianças no meio acaba deixando a gente emotiva haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo