11 outubro 2016

Resenha | O mistério do cinco estrelas - Marcos Rey


Livro: O mistério do cinco estrelas
Série: Gino, Ângela e Leo #1
Gênero: Infantojuvenil, Aventura, Mistério
Autor: Marcos Rey
Editora: Global
Páginas: 125
Ano: 2005

Resenha:
Há dois meses atrás, Leo entrava pela primeira vez no Emperor Park Hotel e se deslumbrou com a beleza do lugar. Morador do bairro do Bexiga, Leo jamais pisara num lugar como aquele. Seu Guima, um antigo amigo da família, é um dos porteiros do hotel e conseguiu uma vaga como bellboy para Leo. A vida dele se resume a correr de um lado para o outro atendendo aos hóspedes, mas Leo não tem do que reclamar já que as gorjetas são ótimas porque o hotel é famoso pelas celebridades e pessoas importantes que o frequentam. E tem também os hóspedes que moram no hotel e entre eles o Barão, um senhor obeso a quem ele está indo atender no momento. O Barão quer que Leo compre jornais e enquanto vai pegar sua carteira no guarda-roupa, Leo consegue visualizar pelo espelho do móvel que tem mais uma pessoa no quarto, um homem pequeno com pinta de índio que está lavando as mãos. E quando percebe que foi visto por Leo, ele fecha a porta rapidamente.

Mas o que chama a atenção de Leo, é o que ele vê quando volta ao quarto para trazer o jornal. O Barão está com uma mancha vermelha no robe e parece estar muito nervoso, tanto que deixa cair o jornal. E quando Leo se abaixa para pegar, ele vê sob a cama dois pés calçados apontando para a porta. Leo corre contar o que viu para Guima, mas o porteiro aconselha que Leo fique calado. Leo continua trabalhando normalmente, mas não consegue esquecer o que viu e quando estava prestes a contar tudo ao gerente, o Barão sai do hotel na mais perfeita calma e pede que seu quarto seja limpo. Leo e Guima sobem até o quarto com a camareira, mas não encontram nada. Leo vai para casa e assim que janta corre até o Morro dos Ingleses, bairro onde mora sua amada Ângela, que nem desconfia dessa paixão e acaba contando a ela o que viu. E Ângela dá o mesmo conselho que Guima, que ele fique quieto. Mas Leo não consegue esquecer o ocorrido e no dia seguinte começa a revirar o hotel atrás de alguma pista. E ele acaba encontrando. 

Dentro de um carrinho de lavanderia, está o corpo do homem com cara de índio. Mas Leo nem tem tempo de se mexer e é atingido por alguma coisa e desmaia. E quando acorda, o corpo sumiu. E as coisas se complicam quando Leo é acusado de roubo pelo Barão e acaba demitido. Mas Leo vê uma notícia no jornal de um corpo de um estrangeiro encontrado no rio, morto com um tiro, e vai até o IML ver se é o cadáver desaparecido e reconhece o homem com cara de índio. Mas quando Leo vai até a polícia, o Barão reverte o jogo a seu favor e Leo precisa se esconder por uns dias. Ele fica na casa de seu primo Gino e eles não vão sossegar até limpar o nome de Leo e provar que o Barão que é o mentiroso da história.

Um dos desafios desse mês, é um livro que relembre a infância. E quem ai que não leu nenhum livro da série Vaga Lume quando era criança? Eu li todos os que tinha na biblioteca da minha escola. Era um prazer me aventurar pelos livros dessa série maravilhosa. Se eu pudesse teria todos os livros da coleção na minha estante. Mas a maioria deles só tem em sebos e com edições bem acabadinhas que nem vale a pena comprar. Mas pesquisando esses dias, descobri alguns livros novos bem em conta e claro que comprei. Mas eles foram relançados por outra editora, porque não sei qual o motivo, o Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Nonato, não faz mais parte dos autores da Ática, nem da série vaga lume. Gostei bastante das novas capas, mas ainda preferia as antigas. Por dentro está bem parecido com o que era, com algumas ilustrações, mas as folhas são brancas.

Os livros do Marcos Rey sempre foram os meus favoritos. Eu estudava de manhã e lia eles a tarde. Todo dia lá estava eu trocando o livro. O ruim foi que nesse ritmo eles acabaram logo e precisei reler alguns hehe. O mistério do cinco estrelas, primeiro livro que traz o trio Leo, Gino e Ângela, acho que li umas 5 vezes, mais essa que li agora. É impossível não se encantar com esse trio de amigos e desejar ser um deles e entrar na história. A leitura é muito rápida, porque não tem muita enrolação, o autor vai direto ao ponto. Eu li esse livro a quase 30 anos atrás e a sensação de reler agora foi a mesma de quando li na primeira vez. A única diferença é que naquela época o livro pareceu ser bem maior. Agora li ele em menos de 1 hora. Enfim, indico o livro para quem quer relembrar e também para quem tem filhos, parentes nessa faixa etária. Com certeza vai agradar.

Nota: 




16 comentários:

  1. Olá,

    Em minha adolescência eu também li os livros do Marcos Rey, achava as estórias super cativantes, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Nao conhecia esses livros, parecem ser super legais. Quando meu filho estiver maiorzinho (ele ja começou a ler!!) quero comprar alguns bem legais pra ele.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Ahhh livros do Marcos Rey! Lembro que li um para escola, foi um dos poucos que eu gostei de ler, mesmo tendo sido obrigada uahsaushauh eu gostei bastante da história desse mistério :3

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu nunca tinha visto esse escritor, vou procurar saber mais sobre ele. Estou com vontade de procurar novo escritores.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Nossa!!!! Não só eu li muitos livros da série vaga lume, como li muitos do Marcos Rey. Não sei se ele chegava a ser o meu preferido, como você disse, ou se li todos, como você mas eu adorava os mistérios e lembro claramente de ter lido "O Mistério do Cinco Estrelas". Claro que não chego a lembrar da história, mas me traz ótimas recordações. Que legal que a releitura foi tão prazeirosa para você agora adulta como era quando você era criança.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Esta coleção falta aqui na minha estante e fez parte da minha adolescência. Este autor sempre foi o meu preferido da Vaga-lume e este livro eu adorei, só não ganhou do Cadáver Ouve Rádio, que ainda é meu amorzinho. Comecei ler este gênero com os livros do Marcos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Marcos REYYYYYYYYYYYYYY MEU DEUSSS HAHAHAH. Eu era louca por essa série quando era mais nova.Sério.Lia todos os livros do cara :)
    Gosto muito das histórias malucas.

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vi todos falando desse autor, mas eu nunca li nenhuma obra dele. É uma pena, pois deve ser mesmo bom, principalmente para os jovens e eu aqui por fora dessa! Gostei de conhecer.
    Beijo.
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Nunca li nada do autor, mas o que eu já ouvi de elogios sobre as histórias dele não foi pouco. Tenho um amiga que adora as histórias. Acredito que futuramente possa pegar um para conhecer.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  10. Também li esse livro no Ensino Fundamental. Adorei!
    Adorava a Série Vaga Lume, li todos!

    Um abraço!

    http://www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?

    Eu gosto do Marcos Rey, mas esse eu nuca li. De qualquer forma bateu uma nostagia da época de escola! Fiquei até com vontade de ler um Infantojuvenil <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi
    curti a resenha, confesso que nunca li nada da série vagavlume e só descobri por conta de blogs, pela resenha parece ser legal a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca li essa série de livros, mas a sua resenha me deixou curiosa para ler...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Série Vagalume! <3

    Eu fico tão feliz quando vejo blogueiros falando sobre ela. Às vezes tenho a sensação de que só tem adolescentes por essa blogosfera, que nunca nem pegaram um desses livros na mão!
    Eu li esse livro há quase 20 anos! Nem me lembrava direito do enredo. E de pensar que eu tinha muitos livros da coleção...mas o cupim comeu praticamente todos, não me conformo, hoje em dia eles são relíquias!
    Muito bom relembrar essa história! <3


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Eu tenho um livro da coleção Vaga Lume aqui em casa que é meu xodó! As histórias são simples, mas uma delícia de ler, né?! Não conhecia esse, lembro de ter visto você falar sobre esse autor em outro post.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo