19 junho 2017

Resenha | Fisheye - Kamile Girão


Livro: Fisheye
Série: Não
Gênero: Drama, Romance
Autora: Kamile Girão
Editora: Wish
Ano: 2017
Páginas: 316

Resenha:
Ravena Sombra tem dezesseis anos, mas quem olhar para ela hoje vai achar que ela tem muito mais. Afinal ela se vestiu para isso. Ela demorou horas se arrumando para parecer mais velha. Horas literalmente, e a maior parte desse tempo só para fazer a maquiagem. Mas isso é culpa da lâmpada do banheiro que mal dá para enxergar seu rosto. Essas lâmpadas feitas hoje em dia parecem que não funcionam direito e estão cada vez mais fracas. Mas a demora vale a pena e quando ela olha no espelho ela está perfeita. Ela está ansiosa para sair, já que faz tempo que ela não sai, pois, tem dedicado suas noites para estudar para o vestibular. Ela vai para a White Elephant, a boate mais cara e inacessível da cidade com seu amigo Micael. Mas quando Micael chega e ela sai para a rua, Ravena tem a impressão de que não é só a lâmpada do seu banheiro que está com defeito, parece que as da rua também estão bem mais fracas. Desde quando o mundo virou uma espécie de produção do Tim Burton?

E quando ela olha para Micael, ela mal consegue distinguir suas feições, ele mais parece com um rascunho estragado por manchas de tintas escuras. Micael conhece Ravena a tanto tempo que logo percebe que tem alguma coisa errada com ela, mas Ravena disfarça e diz que está tudo bem. E dentro do carro a escuridão é ainda maior. Quando chegam na boate, Ravena já perdeu toda a empolgação, mas como não quer estragar a noite de ninguém, ela permanece firme. Mas dentro da boate as coisas só pioram e quando Ravena percebe já está no chão com a cabeça machucada. Ela vai parar no ambulatório da boate para aguardar seu pai vir buscá-la, já que é menor de idade e está em uma boate para maiores. E Micael tem certeza de que ela caiu por estar bêbada. Mas sua preocupação nem é a humilhação e a vergonha que já passou e que ainda vai passar, o problema é o que realmente está acontecendo com seus olhos.

"— Ei, olha para mim – obedeci, um pouco vacilante. Daniel parecia sério e seus olhos claros, um céu infinito de sabedoria em que eu poderia me perder. Por alguns instantes, tragada pelo seu olhar, me esqueci do motivo pelo qual resolvi falar com ele sobre meus medos. Mais uma vez, me senti em cima de uma montanha-russa. — Você não é apenas isso, Ravena. Tem muito mais em você do que apenas a deficiência. Talvez as coisas estejam meio confusas agora, mas tudo isso é um processo de aceitação"

Desde criança Ravena tem se esforçado para ser aceita. Não que ela seja a garota perfeita, mas ela soube valorizar seus pontos fortes e segue a risca as regras para sobreviver em um mundo de aparências. Mas ela vê seu mundo desmoronar quando chega na escola na segunda feira e todos compartilharam um vídeo do que aconteceu com ela na boate. Mas o pior ainda estava por vir. Quando finalmente ela passa por um oftalmologista, ela descobre que tem retinose pigmentar. Sua retina está se degenerando e em pouco tempo, ela poderá ficar completamente cega. Ela sai do consultório desnorteada e não tem ninguém com quem ela possa dividir esse fardo. Seus pais nunca dão atenção e suas amigas, apesar dela ser a garota mais popular da escola, ela sabe que não pode contar com nenhuma delas. E nessa nova fase de sua vida, ela vai poder contar com a ajuda de quem ela menos imagina.

" — Mas sobre a sua primeira pergunta, nunca parei para pensar no que faria se descobrisse que poderia ficar cego.
— Não precisa responder se não quiser.
— Mas é um pensamento interessante. O que eu faria...? Bem, o que eu faria?
Daniel ficou quieto. Depois de uma demorada reflexão, falou:
— Acho que, se estivesse em uma situação do tipo, tentaria registrar toda a beleza que meus olhos veriam até o derradeiro dia. "

Em primeiro lugar o que chama a tenção nesse livro é a capa, linda demais. Depois o drama presente na história. Eu sempre usei óculos desde que eu me conheço por gente e já sofri muito por isso, tanto pela parte estética, hoje em dia isso até diminuiu bastante por causa da tecnologia e pelos óculos estarem sendo vendidos como acessório, mas a 30 anos atras quem usava óculos já era taxado como feio e aberração logo de cara e também pela parte da deficiência visual mesmo. Eu tenho miopia e astigmatismo, ou seja, não enxergo de longe e a noite como diz o ditado, todos os gatos são pardos. Por isso já fui vista como mal educada por não reconhecer as pessoas e tantas outras coisas. mas nada que um bom óculos não resolvesse. Então por isso a história desse livro mexeu muito comigo, porque, quem usa óculos que nunca pensou nessa possibilidade de não poder enxergar mais? Ainda mais nós leitores vorazes, como seria ficar sem poder ler?

E Ravena ainda tem um agravante, ela era perfeita, nem que fosse somente de fachada. Mas como eu disse, eu praticamente cresci com um óculos na cara, agora imagino isso em uma pessoa que era a garota mais popular do colégio. Seu mundo perfeito praticamente desmorona e é ai que ela percebe que aquilo tudo o que ela estava vivendo era apenas uma vida de ilusão. De repente ela não tem ninguém nem para contar o que está acontecendo com ela. Alguém que ela possa confiar tal segredo e dar o apoio que ela precisa. É na doença que ela vai conseguir ver além das aparências, que ela vai olhar para toda a beleza que está a nossa volta esperando ser apreciada e mal nos damos conta disso. E o apoio vai vir de um garoto que ela conhecia como uma aberração por ter parte de seu corpo queimado. Mas enfim ela vai conseguir ver além da "casca" que somos por fora e vai começar a dar valor para o que realmente importa.

Ravena foi um personagem incrível. É tão bom ver um personagem evoluindo na nossa frente. No começo eu fiquei com raiva dela, por causa de suas atitudes, mas então quando ela começa a amadurecer, não tem como não se identificar com ela e torcer pela garota que antes só enxergava o próprio umbigo e de repente está abrindo mão de um amor pela felicidade da pessoa amada. E que pessoa. Daniel é um encanto. Se tem uma coisa que faltou no livro foi pelo menos alguns capítulos narrados por ele, queria muito poder ter sentido melhor seus sentimentos. Ele teve seu corpo quase todo queimado quando ainda bebê, mas isso não impediu de ele ser uma pessoa adorável, mesmo sendo a aberração da escola, ele não se deixa abater e dá toda a força que Ravena precisa quando ela mesma se vê em uma situação dificil. Temos o Micael também, que tem sua própria história e drama e que também ganhou meu coração. Assim como Vitoria, irmã mais velha de Ravena. Enfim, para não me alongar mais do que já fiz, é uma história linda de superação e descobertas e que indico para todo amante de um bom livro de romance/drama.

Nota:




16 comentários:

  1. Oi Sil!
    Gostei da capa e achei interessante o problema da personagem!
    Eu tbm uso óculos desde pequena e tenho miopia e astigmatismo, não enxergo nada bem de longe e passei pelas msms coisas que vc, hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Gostei da resenha! A capa e as ilustrações também são lindas.
    Hoje o óculos é um acessório tão estilo que achei difícil me "comover" com o drama da personagem, mas imagino que há anos devia ser difícil usá-los mesmo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Nossa que pisão na minha cara esse plot porque quando comecei a ler resenha achei que fosse fantasia. Achei super interessante a premissa e a capa é lindíssima. Eu também morro de medo da minha vista ir para o brejo e não poder mais ler. Amei a dica!

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silll

    Eu pensei que era uma fantasia quando li o nome e vi a capa, mas que bom que não se trata disso. Achei a história interessantíssima e já vou colocar logo aqui no skoob para não esquecer. Eu também tenho miopia e astigmatismo, ao todo tenho sete graus em cada olho e sei bem o que é ser considerada mal educada por não cumprimentar alguém! Hahahaha
    Fiquei curiosa para saber como Ravena lidará com toda essa situação.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Mulher, estou tipo a Tamires ali em cima, jurando que a história era fantasia haahhahaha
    Adorei sua resenha! Não conhecia essa doença da Ravena e fique bastante interessada pra ver como a autora aborda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada pelo enredo, parece ser uma história linda, fiquei com vontade de ler. A capa é muito bonita mesmo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii, Sil! Tudo bem?
    Que resenha... Gosto tanto de livros de superação! Isso me deixa tão inspirada e emocionada, gosto de ficar sem palavras quando leio um livro.
    Além da capa maravilhosa, parece ter um conteúdo incrível.
    Um pena só não ter sentido mais um dos personagens, gosto de me sentir próxima deles durante a leitura, eu me perco na história. Mas, mesmo assim ele foi uma boa leitura para você e fiquei querendo muito ler.
    Beijuuu,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda! Gente esse livro é emocionante, queria ter mais tempo para ler!
    Gostei muito da resenha Sil, espero ter a oportunidade de ler, me parece um livro incrível, do tipo que não largamos até devorarmos todo ele!

    https://melissamorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Peço desculpas pela demora, fiquei doente esses dias, só hoje melhorei e vim retribuir os comentários. Nunca tinha visto esse livro, pela capa pensei que fosse fantasia, risos.. Que grata surpresa ver que é um livro sobre superação. Sabe Sil, eu já pensei sobre a perda de todos os sentidos, e embora perder qualquer deles seja grave por si só e horrível por si só, conclui que a cegueira é o pior de todos. Por isso eu sei o quanto esse livro vai me tocar, já conheci pessoas com deficiência visual e vi com meus próprios olhos as dificuldades que eles enfrentam todos os dias. É nessas horas que nos sentimos pequenininhos, e abençoados ao mesmo tempo com o que temos. Adorei sua resenha, até me emocionei.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil! Realmente a capa é muito bonita! E eu entendo a personagem, gosto do meu óculos, mas se eu pudesse viver sem eu amaria ainda mais e é difícil às vezes não se chatear por não ter uma visão 100% perfeita. Nem gosto de imaginar simplesmente não enxergar. Enfim, eu não conhecia nada do livro, mas pela resenha a trama parece ser muito boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi
    sempre vi a capa desse livro que por sinal é linda, mas nunca li a sinopse ou vi uma resenha dele e ao ler a sua já até add nos desejados, chamou muito minha atenção; parece ser uma história linda e a personagem parece crescer no decorrer.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa desse livro, é linda! A sinopse e premissa também são ótimas, parece que foge daquele clichê que estamos sempre lendo né, deve ser muito interessante também ver o crescimento de um personagem em uma história, isso faz valer a pena a leitura. Adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvana,
    É engraçado como sempre conseguimos ajuda de quem menos esperamos, isso acontece tanto na vida real. O drama da personagem é forte, não consigo imaginar o que seria se de uma hora para outra, pudesse perder a visão. Uma história que com certeza promete emocionar, vou anotar o nome do livro. Seu texto ficou muito bem escrito, parbéns!
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acho a capa desse livro muito bonita. Ainda vou ler uma hora dessas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Conheço esse livro do instagram e acho essa capa maravilhosa <3
    Tenho interesse nele, que bom que você gostou ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo