13 junho 2017

Resenha | Os Mistérios de Sir Richard - Julia Quinn


Livro: Os Mistérios de Sir Richard
Série: Quarteto Smythe-Smith # 4
#1 - Simplesmente o Paraíso 
#2 - Uma Noite Como Esta
#3 - A Soma de Todos os Beijos
Gênero: Romance de época
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2017

Resenha:
A pessoa tem que estar mal da cabeça ou desesperada para aceitar um convite para o Recital Anual das Smythe-Smith. A segunda opção é o caso de Sir Richard Kenworthy. Ele tem apenas duas semanas para encontrar uma esposa e como todos sabem que as garotas Smythe-Smith que se apresentam no recital são solteiras, ele vê ai uma oportunidade de encontrar uma esposa. Ele não tem pretensões de se apaixonar num futuro próximo, mas como ele tem necessidade de se casar o mais rápido possível, uma das garotas Smythe-Smith pode ser a candidata ideal já que pode estar igualmente desesperada para se casar e se livrar de passar vergonha no recital por mais um ano. Mas a coisa ainda é bem pior do que ele pensava e um minuto depois da apresentação iniciada, ele já está grato pelos chumaços de algodão e pela bebida que seu amigo Winston Bevelstoke lhe ofereceu. Ainda assim sua cabeça já começou a doer.

Mas ele não pode deixar de notar a Srta. Íris Smythe-Smith, a violoncelista que parece ser a única ali que sabe o que está fazendo. E ele não consegue tirar os olhos de Íris, que não combina nada com seu nome, já que a flor de íris é tão brilhante e Íris é tão pálida. E Íris percebe na hora que tem um cavalheiro que não tira os olhos dela. Ela está acostumada a ser invisível aos olhos das pessoas, por isso estranha quando alguém à fita tá intensamente. E ela fica tão nervosa que perde a entrada por duas vezes. Mesmo sabendo que as meninas são horríveis, ela não consegue deixar de fazer o seu melhor, mesmo que ninguém vá perceber em meio a tantas notas erradas. E ela só percebe seu erro quando Sarah chama sua atenção. E mesmo tendo visto o cavalheiro olhando para ela o recital inteiro, Íris fica desconfiada quando ele pede para ser apresentado e começa a lhe fazer perguntas como se estivesse interessado nela. 

E ela ainda não acredita quando Sir Richard vem visitá-la no dia seguinte e diz com todas as letras que está interessado nela sim. Íris fica encantada por estar sendo cortejada, já que isso nunca aconteceu. Mas isso não impede que Íris continue intrigada e desconfiada das atitudes de Sir Richard e de seu súbito interesse por ela. Ela acha que está tudo rápido demais. Mas Richard está sem tempo, e uma semana depois de conhecer Íris ele a pede em casamento. Íris diz que precisa pensar, é claro. Mas Richard não vai aceitar um não como resposta e provoca uma situação onde eles são pegos em flagrante e obrigados a se casarem, seu plano desde o início. E ele fica com a sensação de que Íris sabe exatamente tudo o que ele fez. Íris desconfia de que tem alguma coisa muito errada nessa história, mas nem imagina a verdade. Agora ela está casada com alguém que aparentemente é o homem mais apaixonado do mundo, mas quais são seus verdadeiros sentimentos? E porque Íris aceitou se casar com tanta pressa se não tinha certeza nem dos sentimentos de Richard, nem dos seus próprios? 

Romance de época é meu gênero literário favorito. Gosto de coisas previsíveis e não tem nada mais previsível do que um romance de época. Geralmente temos um libertino e uma mocinha a frente de seu tempo que quer se casar. Eles acabam envolvidos em algum mal entendido e são obrigados a se casar. E depois de muita confusão, eles vivem felizes para sempre. O enredo é basicamente esse com algumas variações. Tem gente que não gosta, eu amo. Mas devo dizer que nesse livro eu fui completamente surpreendida. Se para bem ou para mal, ainda estou tentando descobrir. O certo é que a Julia não fez nada do que eu esperava aqui nesse livro. E se não tivesse o nome dela ali no livro e os personagens não fossem os mesmos, eu nem saberia que o livro era dela.

Primeiro que por ser o último livro de uma série, esperava um final bem mais arrebatador e queria ter nem que fosse um epílogo mostrando como ficaram os protagonistas dos outros livros, não teve. Segundo. o enredo não passou nem perto da fórmula do gênero. Temos o protagonista masculino doido para se casar e é ele quem faz a mocinha cair em uma armadilha. E terceiro, tive problemas com o casal protagonista. Esse é o segundo romance de época que leio que não me apaixonei pelo mocinho. Pelo contrário, odiei ele com todas as minhas forças. Achei um absurdo o que ele fez com a Íris. E isso antes de saber qual era o segredo dele, depois eu queria matar e enterrar mesmo. E a Íris me enervou por ser tão passiva e aceitar tudo com um sim senhor. Ah se fosse eu no lugar dela, coitado do Richard. Que raiva dos dois. 

Mas por outro lado a autora mostrou bem como eram os costumes da época. A Íris é a imagem perfeita do que se esperava de uma verdadeira dama. E com o segredo do Richard podemos ver exatamente como as mulheres eram tratadas na época. Não vou contar o que era é claro. mas ele teve que fazer aquele jogo sujo porque infelizmente as coisas eram assim. Apesar que acho que teria outro jeito de fazer o que ele fez. E teve uma cena que valeu a pena o livro todo. Nos livros anteriores podemos ver que Harriet vinha escrevendo uma peça e ela finalmente ficou pronta. Quase morri de rir com a cena. Mas como um todo foi um bom livro, mas não lembrou nem de longe os outros livros da autora. Quanto a edição, segue na mesma linha dos livros do gênero da editora. A capa está perfeita. Enfim, indico para os fãs da autora e da série mas infelizmente na minha opinião deixou a desejar.

Nota:





14 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bom?
    Olha eu de novo contemplando um livro da Julia Quinn que não li ASUHUHASUHASUHASUH
    Poxa, que pena que a leitura não foi tão boa assim. Ainda mais quando a gente gosta tanto do gênero, dá uma dorzinha no coração quando rola decepção.
    E argh, mocinho de romance que é um embuste: ninguém merece.
    Ótima resenha, flor.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Também curto a fórmula destes romances, mas surpresas são bem vindas. No entanto parece que não foi o caso aqui. Eu nem imaginava algo do tipo sobre o livro e espero não sentir tanta raiva do mocinho quando ler.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor! Também é um dos meus gêneros favoritos, quero ler todos da autora haha
    A resenha me deixou muito curiosa, gosto de ser surpreendida, tenho certeza que vou amar essa série!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Pois é, não é meu preferido da série, mas curti a protagonista, ela tem uma personalidade mais forte e pratica do que eu imagina e com certeza a capa é linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Vish já sei que vou odiar esse mocinho também. Até agora o único que foi alvo do meu ódio foi o Simon, de Onze Leis.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que essa leitura não foi lá tão fabulosa, mas parece interessante até, apesar de tudo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Segundo o rastreamento de uma empresa de vendas online minha edição de "Os mistérios de Sir Richard" chega hoje. Estou super ansiosa, mas minhas espectativas já deram uma caida aqui, uma ajustada básica para melhor receber o livro. Honestamente tenho gostado mais das Smythe-Smith que dos Bridgertons e estava na espectativa de muita coisa... Mas enfim, fazer o que né?!?! Até autoras como a Julia as vezes perdem a mão, como esquecer "Os Segredos De Colin Bridgerton" que devido a Penelope devia ter sido arrebatador e foi só bom néh?!?


    A parte isso, eu ri alto aqui quando você disse: "Gosto de coisas previsíveis e não tem nada mais previsível do que um romance de época." minha vida leitora em uma frase hahaha É isso mesmo, não tem nada mais irritante do que uma pessoa que vem dizer: "Ah mas esses romances são tão previsíveis!!!" vontade de dizer: "Cê jura bebê?!?!" kkk...

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Bem, nós tivemos a mesma opinião sobre este livro, eu tbm esperava mais por ser o último da série, uma pena. O enredo não me agradou, e o mocinho muito menos. Já estou curiosa para ler outros livros da autora.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que curtiu apesar dele não ser o melhor dos que leu. Eu li outras resenhas que levantaram a mesma questão que você, pena que não se apaixonou pelo mocinho.
    Mas ainda quero ler os livros.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Quero muito ler esse quarteto, ele está na minha lista de desejados! Uma pensa esse volume não ter te agradado tanto, espero que os outros sejam melhores para você!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, eu só li até o momento os dois primeiros livros e tive a impressão que o segundo foi muito diferente do primeiro, como se tivesse sido escrito por outra autora, tanto que adorei o primeiro, mas favoritei o segundo. E novamente aqui no último você teve a mesma sensação, de que não era um livro escrito por ela, e isso dentro da mesma série. Será que ela foi pressionada para escrever às pressas? Sil, já li algumas resenhas com a mesma opinião que a sua. Uma pena que tenha acontecido, pois acho esse quarteto muito divertido e estou louca para conferir essa cena da peça de Harriet, deve valer a pena, risos...E mega curiosa para descobrir o motivo do jogo sujo dele. Qual será o motivo da urgência em se casar??? Ai, ai, ai, se você não se apaixonou por ele, já vi que também não irei gostar, risos.. Mas como é uma boa leitura, não vejo a hora de concluir a série, só faltam os dois últimos. Adorei a resenha, agora já sei o que esperar do livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvanaaaa
    saudades
    to com endereço novo, mas ainda está em construção...dá uma passada lá :)
    Já ouvi falar muito bem desse livro, é uma série né?
    Mas, no momento to cheio de livros para ler e não to encontrando tempo. Mas, tenho curiosidade em ler porque as pessoas falam MUITO bem dele.
    bjo

    http://karina-pinheiro2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil.
    Eu tive as mesmas sensações que você sobre este livro. Custa-se a crer que tenha sido a Julia a escrever esta história. Também achei que para um último livro da série deixou a desejar e não curti de jeito nenhum a solução que Richard deu ao seu problema. Muita raiva disso. Ótima resenha. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil.
    Poxa, que pena que não curtiu tanto! Nunca li nenhum livro da autora mas quero muito.. Não conhecia a história dessa série ainda e não é meu gênero favorito mas me pareceu interessante. Ótima resenha :)

    Abraços,
    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo