20 novembro 2017

Resenha | O Canto Mais Escuro da Floresta - Holly Black


Livro: O canto mais escuro da floresta
Série: Não
Gênero: Fantasia
Autora: Holly Black
Editora: Galera Record
Páginas: 294
Ano: 2017
Resenha:
A cidade de Fairfold fica no meio da floresta de Carling. Alguns diriam que ela é um lugar ideal para se viver. A comida de lá é mais gostosa, porque segundo dizem é temperada com feitiços. Os sonhos são mais vívidos, os artistas mais inspirados e seus trabalhos os mais belos. A música é mais agradavel e os sentimentos são mais profundos. Mas outros já diriam para que você fique longe dela. A floresta é habitada pelo Povo do Ar e eles são muito maus na maior parte do tempo. Sem falar no monstro escondido no coração da floresta. E não é raro que alguns turistas que visitam a cidade nunca mais sejam vistos. Isso quando não são encontrados mortos de alguma maneira bem esquista. Mas eles continuam vindo para Fairfold, principalmente por causa do garoto de chifres dentro do caixão de vidro.

Ninguém sabe desde quando o garoto está ali. E por mais que as pessoas já tenham tentado, ele nunca acordou. E o vidro parece ter alguma espécie de maldição, porque quem tanta quebrá-lo acaba se dando mal. Mas ainda assim as pessoas continuam a visitá-lo na esperança de que um dia ele acorde. Ben e sua irmã Hazel está entre eles. Foram longos verões brincando em volta do caixão e inventando histórias sobre ele. Em suas fantasias, o garoto é um príncipe e eles são cavalheiros de sua guarda. Mas os anos se passaram e o garoto nunca acordou e os irmãos deixaram essa história para trás, mas lá no fundo a esperança de que um dia ele acorde continua. E suas vidas também.

Quando era um bebê, Ben recebeu uma bênção de uma das criaturas da floresta quando sua mãe pintou um quadro dela. Ele foi abençoado com o dom da música. Mas eles não tinham dinheiro para Ben fazer uma faculdade. Por isso Hazel faz um acordo com os seres da floresta. Ela dá sete anos de sua vida em troca do sonho de Ben. E agora parece que chegou a hora de ela cumprir sua parte no acordo. Hazel recebe um bilhete que só ela entende, porque ninguém mais sabe o que ela fez. No dia seguinte Hazel acorda com os pés cheio de lama e em suas mãos tem cacos de vidro e sua cama está cheia de galhos e folhas e ela não lembra de nada do que aconteceu. Mas o mais impressionante é que ao chegar na escola eles ficam sabendo que que o caixão de vidro está quebrado e o menino de chifre sumiu. Hazel e Ben decide que vão encontrar o garoto, mesmo com o alerta de Jack, amigo dos dois que é um changeling (é quando uma fada deixa seu filho no lugar de alguma criança humana). 


Desde que lançou esse livro eu fiquei morrendo de vontade de ler. Já li outros livros da Holly e considero ela uma ótima autora. Ela consegue pegar um tema que já está mais do que batido e cria algo totalmente novo. Ela fez isso em A Menina Mais Fria de Coldtown, um dos melhores livros com vampiros que já li. E ela fez isso novamente nesse livro. Já li vários livros com fadas, mas esse de longe foi o melhor. Ainda mais que os personagens principais não precisam se descobrir ser um ser de outro mundo para ter seu destaque. Eles continuam humanos e convivem com outros seres. E outra coisa ótima é que ela cria uma história grandiosa dentro de apenas um livro, coisa rara hoje em dia em que parece que os autores não sabem mais escrever livros únicos. E não ficou aquela sensação de que faltou alguma coisa por ser apenas um livro, pelo contrário, ficou tudo bem fechadinho no final.

A história se divide entre passado e presente e essa foi uma das únicas coisas que achei para ressaltar como negativo no livro. Fiquei um pouco confusa em algumas partes porque não tem uma clara divisão entre os tempos. Mas não é nada muito relevante, foi só para ter algo negativo para mencionar mesmo hehe. O livro é de fantasia, mas outro dom da Holly é esse, saber misturar a fantasia com a realidade. Então por isso temos diversos temas sendo abordados dentro da história e um dos mais bonitos é a amizade e lealdade entre os irmãos protagonistas. E até temos romance na história, mas gostei dele não ser o foco. E a parte fantástica é muito bem desenvolvida. Adorei conhecer Fairfold e a floresta onde vivem as criaturas. As cenas são tão bem descritas que parece que estamos lá junto com os personagens.

Hazel e Ben me encantaram da mesma maneira e não sei dizer qual foi meu favorito. Mesmo o protagonismo tendo ficado um pouquinho mais para o lado da Hazel, sem o Ben a história não seria anda do que foi. E temos os personagens secundários também que dão o apoio que os principais precisam e ao mesmo tempo são essenciais para os mistérios da história. Não vou falar muito sobre cada um porque o legal é ir conhecendo eles conforme vai lendo. E antes de terminar a resenha não posso deixar de elogiar a edição linda da editora. A capa é incrível, por dentro e por fora e eu ficava o tempo todo imaginando essas cores na floresta enquanto lia. É um livro que eu indico com certeza. Leia e se surpreenda.

Nota:





18 comentários:

  1. Poxa, não conhecia o livro, mas me interessei e já coloquei na lista de desejados. Eu gosto muito da autora e também adorei os outros livros dela. Pena que essa questão de presente e passado te deixou um pouco confusa, mas mesmo assim Holly é dez!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, uma colaboradora teve a mesma opinião que vc. Ela amou esse livro e foi uma das melhores leituras do ano pra ela, eu tenho uma enorme curiosidade em ler, não só por conta dessa capa linda, como também pela autora, falam muito bem dela. E se vc tb curtiu, espero curtir tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sil

    Eu já amava esse livro por essa capa colorida e linda. Nunca li nada da Holly, embora A Menina amis fria de Coldtown está na minha lista faz é tempo... Com certeza vou querer conferir O Canto mais escuro da floresta, até porque achei ótimo essa premissa onde humanos seguem humanos mas convivendo agora com seres fantásticos sem perder o protagonismo, e como vc bem disse, se tratar de um livro único, com final fechadinho, sem deixar pontas soltas, é raridade, então com certeza merece uma oportunidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de conhecer a autora mas nunca li nada dela, tenho muita curiosidade e este livro parece ser maravilhoso, já anotei a dica =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Nunca li nada da Holly. Eu até tinha esse A Menina Mais Fria de Coldtown, mas passei pra frente.
    Eu tenho vontade de ler esse livro porque ele lembra muito um conto de Natal que li da autora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    Você também gostou da A Menina Mais Fria de Coldtown? Achei que era a única que tinha adorado aquele livro.
    Gosto muito da escrita da autora, então com certeza irei colocar na lista de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Sil =)

    Ainda não li nada do Holy Black e confesso que não tenho muita curiosidade =(
    Tenho esse livro e a premissa dele até que chamou a minha atenção. Porém sempre acabo passando outro livro na frente rs...
    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Eu tbm fiquei louca para ler este livro quando foi lançado, já li outro livro da autor e gostei. Parece ser uma história incrível, continuo quereno ler. E não tem como não falar desta diagramação perfeitaaaaa, que livro lindo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sil eu juro que vi uma foto deste livro no insta e fiquei muito curiosa e ia procurar uma resenha dele, porque não o conhecia, mas aí cheguei aqui no seu blog e já tinha a resenha e sério, se antes eu já queria o livro, agora quero ainda mais.
    Não conheço a autora, mas pretendo começar por este livro e como você disse, é bom quando uma história é um livro só, assim não fica uma enrolação.
    Estou muito curiosa para ler este livro e saber que o foco não é o romance me faz querer ele agora mesmo.
    Adorei a resenha e com certeza pretendo lê-lo.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  10. OLá, Sil!
    Esse livro tem uma capa linda e inicialmente foi isso que mais me chamou atenção quando vi a divulgação dele.
    Até hje não me convenceram a ler, tenho vontade e ao mesmo temo não tenho, é um querer bem fraquinho, mas gostei de seu ponto de vista e breve, quem sabe, eu me permita ler...

    Bjão.
    Di, Blog Vida & Letras.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que história diferente! Adoro ler sobre seres sobrenaturais ♥ Fiquei bem interessada nesse e no outro que você citou da autora!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Essa capa é lindaaaaaa! Eu peguei esse livro na livraria e fiquei namorando ele! Hahahaha
    Realmente, Sil, parece que os autores hoje em dia não sabem mais escrever livros únicos! Ahhahahaha
    Eu acho a história do livro bem interessante, mas você está cansada de saber daquele meu pequeno probleminha que não me abandona... mas eu juro que estou me esforçando para ler mais fantasia... e esse livro ainda tem a diferença de ter humanos convivendo com seres fantásticos, o que já me chama mais a atenção.
    Eu acho que essa divisão entre passado e presente não iria me incomodar, pois gosto desse artifício.
    Vamos ver se leio um dia, né? ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Engraçado, Sil.
    A gente tem o gosto bem parecido para coisas no quesito livro, mas uma delas a gente é diferente hahaha.
    Eu gosto de livros que intercalam presente e passado, e é exatamente isso que você pontuou como ponto negativo.
    Acho que isso dá um mistério a mais e ficamos mais atentos rs

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana,
    Voltei. Achei essa capa uma verdadeira pintura. E combina bem com o enredo do livro. Nunca li nada sobre fadas. Mas pela sua animação não tem como resistir, vou anotar a dica aqui. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil! Eu também gosto muito da autora, ele desenvolve bem os temas que aborda e cria histórias empolgantes. Não li esse livro ainda e fico feliz em saber que traz uma história tão boa. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Eu amo qualquer coisa que envolva fadas, então, já fiquei interessada.
    Adorei essa coisa da troca da criança humana e parte do desenvolvimento.
    E fora a edição que parece estar linda. Esse outro livro que você citou, dei para minha prima, acho que vou pedir emprestado futuramente.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Hellooo, Sil! Tudo numa nice?!
    Há um triênio que quero ler esse livro, mas nunca tomei coragem para fazê-lo. Sempre fui colocando outro livro na frente. E concordo com você sobre os livros da Holly. Ela é muito boa desenvolvendo estórias de seres mágicos e brincando com a realidade ao mesmo tempo. Eu li A menina mais fria de Coldtown, mas não gostei. Apesar disso, refletindo sobre a estória percebi que foi um bom livro, bem construído e tals.
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijin...
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil! Tudo bem? Ai, achei lindo a parte de dentro do livro! E a capa também. Eu já li livros que a Holly organizou, mas nunca li nada que ela leu. Contudo, acho que ia a adorar esse livro! A premissa é ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo