30 maio 2017

Resenha | Branco Como A Neve - Salla Simukka


Livro: Branco Como A Neve
Série: Trilogia Branca de Neve #2
#1 Vermelho Como O Sangue
Gênero: Policial
Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2017

Esse livro é o segundo de uma trilogia. Contêm spoilers do livro anterior.

Resenha:
Lumikki gosta de ficar sozinha e longe de qualquer espécie de problema, mas eles vieram até ela quando ela encontrou dezenas de notas de quinhentos euros manchados de sangue na câmara escura da escola. Ela ainda tentou fugir, mas acabou envolvida na confusão com a máfia e terminou quase morta ao levar um tiro na perna e quase ter congelado ao ficar deitada por muito tempo na neve. Por isso ela não teve como dizer não para sua mãe e ficou se recuperando na casa deles. Mas aos poucos ela foi perdendo o medo e voltou para seu apartamento. E quando as aulas enfim terminaram no fim da primavera, ela decidiu se afastar de tudo aquilo por um tempo e usou o dinheiro que Elisa lhe deu e comprou uma passagem para Praga, onde ela já se encontra a cinco dias.

E mesmo com o calor todo que está fazendo, a sensação de ser livre e não ter medo é ótima e Lumikki está feliz. Então ela percebe que tem uma garota que está sempre nos mesmo lugares que ela e como não quer fazer novos amigos ela fica na dela, até que a garota se aproxima e solta uma frase que muda sua vida: "Acho que sou sua irmã". É claro que Lumikki não acredita, mas então ela começa a lembrar algumas coisas de sua infância e acha que aquilo pode sim ser verdade. Por isso ela aceita se encontrar com a garota que é três anos mais velha que ela é se chama Zelenka. Mas Lumikki, que sempre foi sensível aos cheiros e muito perceptiva, logo vê que tem alguma coisa errada com Zelenka. Ela lembra um coelho assustado, sempre olhando em volta e pronta para fugir. E Lumikki reconhece o cheiro nela, um cheiro que ela conhece bem: Zellenka exala o cheiro de medo.

Lumikki está cada vez mais desconfiada de Zelenka e quando sua suposta irmã fala sobre sua família e até leva Lumikki ao local, onde ela é proibida de entrar, ela tem certeza de que tem algo muito errado acontecendo. Outra vez Lumikki que sempre quis estar longe das confusões, acaba metida novamente em uma e dessa vez o problema é dos grandes. Mas dessa vez ela não estará sozinha, ela vai ter ajuda. Jiri Hasek é um jornalista investigativo e aos vinte cinco anos já tem uma carreira bem construída. Mas agora ele está com um caso nas mãos sobre uma seita secreta que ele tem certeza de que será um divisor de águas e vai colocá-lo no topo. Ele inclusive tem uma testemunha pronta para falar. É assim que seu caminho vai cruzar com o de Lumikki. E mais uma vez ela vai correr contra o tempo para continuar viva.

"Acreditamos em tudo puro e original, o mais simples possível. Quanto menos estímulos extras tem um individuo, mais perto ele pode estar de Deus. É por isso que não temos televisões, telefones, aparelhos eletrônicos de nenhum tipo, nenhum livro. Nós não temperamos nossa comida. Às vezes queimamos incenso, mas até isso está relacionado à limpeza de nosso olfato. Acreditamos que a mente humana seja capaz de receber o que é sagrado sendo limpo e branco como a neve."

Assim como no primeiro livro da trilogia, a história tem começo, meio e fim. Mas não dá para ser lido fora de ordem porque uma parte importante do livro é o mistério que gira em torno da protagonista Lumikki e como disse na resenha anterior, esse é um dos pontos fortes da história, então ficaria bem chato perder o desenvolvimento da personagem no primeiro livro, já que nesse segundo temos bastantes revelações sobre o passado dela. A narrativa é dividida entre o ponto de vista de Lumikki e de alguns personagens do livro, mas a grande maioria é pela visão dela. A história é curta e dá para ser lida em um dia. E até agora não fiquei sabendo o porque da trilogia se chamar Trilogia da Branca de Neve, que do conto original, só tem o nome da protagonista e em finlandês. A capa eu achei muito melhor do que a anterior, que mais parecia ser de um livro de vampiro. O espelho tem tudo a ver com a história.

Não sei se por ler muitos romances policiais eu tenha ficado meio exigente nesse assunto, mas achei a trama toda mais fraca ainda do que a do primeiro livro, que eu já tinha achado bem levinha. O grande mistério é revelado em poucas páginas e o foco da história mesmo, gira me torno do passado da Lumikki. E nem ela que tinha me encantado no primeiro livro, conseguiu me ganhar aqui. Achei o livro todo bem superficial. Acho que dava para ter escrito umas 100 páginas a mais e se aprofundado tanto na história da Lumikki, como na trama da seita. Mas como sou brasileira e não desisto nunca, vou ler o terceiro livro e espero gostar mais do que gostei até agora. Ficou bastante coisas em aberto e espero que no próximo tenha todas as respostas. Indico para quem quer ler um livro rápido sem muita profundidade.

Nota:





10 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bom?
    Não li o primeiro livro, mas peguei alguns resumos dele pra entender o segundo. Também achei a trama bem fraquinha pro que prometia ser algo sombrio e pesado, mas num geral foi agradável de ler.
    Não consegui me ligar muito aos personagens, acho que foi a pior parte da história pra mim :/
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!! Eu ainda não terminei de ler o segundo livro, mas no primeiro eu não consegui me conectar com todos os personagens e acho que terei o mesmo problema com este tb. Uma pena pq a premissa da trilogia parecia ser bem interessante. Ah, tb não entendi a relação com a Branca de Neve hehehehehe

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil. Tudo bem?
    Já li uma resenha do primeiro livro e fiquei com um pouquinho de vontade de ler, na verdade o que me chama atenção mesmo são as capas.
    Não li a sua resenha por não ter lido o primeiro livro (ainda... Espero ler em em breve se eu achar na biblioteca aqui perto de casa).
    Beijuu,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Parece uma trama bem interessante, mas não costumo ler livros policiais. Parabéns pela resenha! Bjos ❤

    Click Literário


    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu até curto livros policiais, mas essa série nunca me chamou atenção... E no começo, eu achava que nem era policial..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana, pela sua resenha não me pareceu ser o tipo de livro que eu curto, ainda mais sabendo que a história é bem superficial... Boa sorte com o terceiro livro da série! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Quando eu vi você dizendo que a garota estava sempre nos mesmos lugares que ela, pronto, já pensei: fuja!!!! Mas irmã dela? E ainda mais com muito medo? Que lugar é esse que ela está sendo levada, será essa seita? Essa personagem só se envolve em confusão. O livro tinha tudo para ser excelente, mas pelo visto é apenas uma leitura leve, para descontrair. continuo querendo ler na categoria de livros para curar ressacas, risos.. Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Gosto muito dessa temática!
    Uma pena que esse não funcionou tanto assim pra você!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que curtiu a leitura, eu só li o primeiro e confesso que não tenho muito interesse em ler esse, mas acho que a parte do mistério parece ser legal, nesse livro revelam um pouco mais do passado da protagonista?

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Como eu não li o primeiro volume, fiquei um pouquinho perdida na resenha hahaha que pena que o mistério desse não é forte como o anterior, mas esperança é a última que morre, o terceiro há de ser melhor! kkkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo