29 setembro 2017

Resenha | Cidade dos Etéreos - Ransom Riggs


Livro: Cidade dos Etéreos
Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #2
#1 - O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares 
Gênero: Fantasia
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Ano: 2016

Contém spoilers do livro anterior.


Resenha:
Quando era criança Jacob sempre ouvia histórias de seu avô sobre o tempo em que ele viveu em um orfanato em uma ilha na costa do País de Gales; um lugar onde existiam crianças peculiares, crianças que tinham algumas habilidades, como levitar, força fora do normal, invisibilidade, e de como essas crianças era protegidas dos monstros por uma Ave. Jacob achava que as histórias eram contos de fadas até seu avô ser morto por um criatura horrível e ao seguir as pistas deixadas por seu avô, ele chegou até a ilha e as crianças peculiares. As crianças viviam em uma fenda temporal, no dia 3 de setembro de 1940 e a Ave que os protege é a Srta. Peregrine, a diretora do orfanato que é na verdade uma Ymbryne, peculiares que controlam as fendas. E Jacob descobriu que é como seu avô, um peculiar com o dom de enxergar e sentir os etéreos, seres malignos que já foram peculiares, mas que hoje são verdadeiros monstros.


Mas quando Jacob encontrou a ilha, ele levou junto com ele um acólito (um etéreo que evoluiu), que sequestra a Srta. Peregrine e apesar deles terem conseguido resgatá-la, ela ficou presa na forma de ave e não conseguiu reiniciar a fenda temporal que os protegia dos etéreos. Por isso eles tiveram que sair de lá o mais rápido possível. E Jacob decidi ir com eles. Chegar até a costa de Gales não é fácil, ainda mais que eles estão em barcos a remos sendo perseguidos por um submarino cheio de acólitos. O plano dos acólitos é usar as Ymbrynes em uma segunda tentativa para ser tornarem imortais. Da primeira vez deu muito errado e assim surgiram os etéreos. Mas eles conseguem escapar dos acólitos e exaustos resolvem se esconder até terem uma ideia do que fazer. É então que Claire pede que alguém leia uma história dos Contos Peculiares e Emma lê uma sobre um gigante e alguns animais peculiares. E no outro dia eles descobrem que os contos são verdadeiros.


Eles acabam encontrando uma fenda e nela estão vários animais peculiares, entre eles Addison, um cão que usa um par de óculos de lentes verdes redondas e um cachimbo na mandíbula. Mas a Ymbryne deles, a Srta. Wren, não está por lá, ela foi até Londres para tentar salvar suas irmãs quando soube que todas estavam sendo sequestradas. Pelo o que eles sabem as Ymbryne estão sendo mantidas em fendas de punição, fendas temporais que foram criadas para prender acólitos irrecuperáveis e loucos perigosos. Mas o pior ainda estava por vir, quando eles mostram a Srta. Peregrine, Addison diz que se ela não conseguir se transformar nos próximos três dias, ela ficará assim para sempre, perdendo todas as suas memórias humanas. E se a Srta. Peregrine não se recuperar, Jacob nunca mais vai poder voltar para sua família. Assim eles partem para Londres à procura da Srta. Wren. Mas os perigos que eles vão enfrentar não se comparam com o que eles viveram até agora.

Eu que já tinha amado o primeiro livro, estou sem palavras para descrever o quanto gostei do segundo. Definitivamente ele além de não sofrer a maldição do segundo livro, ainda conseguiu ser muito, mas muito melhor que seu antecessor. E a explicação para isso está no final do livro onde temos uma entrevista com o autor onde ele revela que no primeiro livro a intenção foi escrever uma história em torno das fotografias, que era seu principal objetivo. Já no segundo ele escreveu a história e depois procurou as fotografias para se encaixar na história. No primeiro ele ficou limitado, no segundo ele deixou a imaginação fluir e a história cresceu até um ponto que acho que nem ele esperava que fosse acontecer.


A história começa no exato momento em que termina o primeiro. Por isso já comecei gostando. É legal quando lemos alguma série e tem aquelas passagens no tempo, mas quando você pega a história no ponto onde terminou o livro anterior, não tem preço. Ainda mais se ler na sequencia como eu fiz. A impressão é que estamos lendo o mesmo livro ainda. Mas ainda assim é visível como o autor evoluiu de um livro para o outro. As coisas estão todas maiores nesse segundo volume. É legal ver esse tipo de evolução, ainda mais que a história e os personagens cresceram junto com o autor. É como se até fugisse um pouco do controle dele, como se ele não conseguisse segurar o que estava em sua mente. Mas é claro que ele estava no controle sim e sabia exatamente onde queria chegar quando começou essa história.

Tivemos um acréscimo de personagens nesse livro que se juntaram a já conhecida turminha de peculiares. E uma coisa que gostei bastante foi que deu para conhecer um pouco mais sobre cada um deles e suas peculiaridades. E foi muito legal ver como elas começaram a se desenvolver conforme a necessidade. Acho que por eles não terem precisado usar seus dons até o momento, praticamente nenhum deles sabia do que era capaz até ser posto a prova. Eu adorei cada um dos personagens, até mesmo o Enoch que por vezes me lembrou o Edmundo de As Crônicas de Nárnia. Emma e Jacob continuam sendo os principais e Jacob está cada vez entendendo melhor seus poderes. Fiquei de cara com um negócio que aconteceu no final. Ainda bem que já tenho o próximo volume e já vou começar a ler.


Quanto a edição. Achei que a Intrínseca caprichou um pouco mais que a Leya, que foi quem publicou o primeiro livro. E gostei deles terem mantido o mesmo padrão, mesmo sendo de outra editora. A capa dura é em azul claro e a Jacket a exemplo do primeiro livro são com fotos que tem na história. Temos também uma entrevista com o autor no final como já citei e uma coisa que adorei e que no primeiro livro não teve, foi que logo nas primeira páginas temos uma espécie de catálogo onde tem uma foto e uma breve apresentação de cada personagem da história. Mas em contrapartida a minha edição veio com defeito em algumas paginas onde a impressão saiu tremida. Mas nada que tire a beleza do livro e da história. Enfim, eu indico sem pensar duas vezes para quem é fã de fantasia e para quem gosta de histórias que aconteçam durante a Segunda guerra. E se você assistiu o filme e acha que conhece a história, acredite, você não conhece.

Nota:





16 comentários:

  1. Oi Sil.
    Apesar de ler várias resenhas positivas confesso que não tenho interesse em ler essa história, essa semana acabei assistindo o filme, gostei sim do filme, mas isso só piora minha situação rs, nunca consigo ler um livro que já assisti o filme rs. Enfim essa trama está sendo resenhada lá no blog pela Brubs...
    Beijos ;)

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito legal esse livro, apesar de as fotos ainda me assustarem kkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Bom saber que esse não caiu na maldição e conseguiu ser até melhor que o primeiro... é tão bom quando isso acontece que dá mais vontade de continuar a série.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Que bom que curtiu a leitura, sua resenha até me animou. Eu li só o primeiro e acabei não comprando os outros livros. O filme me desanimou, mas quero muito concluir a leitura da série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As edições portuguesas são semelhantes, tenho o primeiro na estante em lista de espera, quero muito ler estes livros =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. O livro me assusta kkk
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  7. Li o primeiro volume, mas como estava esperando por terror, provavelmente por conta das ilustrações, acabei me decepcionando ao encontrar algo totalmente diferente, inclinado pra fantasia. De forma alguma tira o mérito da história, que é muito boa, mas não tive aquela vontade de ler o volume seguinte. Adorei a sua resenha e adorei saber que o segundo volume consegue ser melhor ainda em termos de qualidade! As ilustrações pelo visto continuam sensacionais, e faz muito sentido o que o autor explicou sobre a relação das figuras com a história. Quem sabe eu dou uma segunda chance!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!

    Realmente é muito bom quando o segundo livro de uma série já começa a partir do ponto que o outro terminou, principalmente quando lido em sequência. Fico feliz que tenha tido um amadurecimento dos personagens e que essa continuação não te decepcionou!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Quero muito ler ambos os livros, já estou apaixonada por essa edição também. Ai ainda fala que envolve animais, fico mais curiosa haha
    Acho que é por isso que evito muito ler livros os quais só tenho o primeiro exemplar de uma série, fico com receio de curtir e aí quero a continuação do meu lado pra começar pq realmente, melhor sensação não há. Eu tenho vários aqui só o primeiro exemplar e fico enrolando pra ler com medo de gostar e não ter o segundo haha

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil,

    Até ler a sua resenha eu tinha um pé atrás em relação a essa série, mas agora minha dúvidas acabaram e nem preciso falar o quanto estou curioso.....ótima resenha....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sil! Tudo bem?
    Eu li o primeiro e adoreeei, até fiz sorteio lá no blog. Mas eu acabei não comprando o segundo por razões misteriosas nessa vida.. Mas agora depois da sua resenha, voltou todo o sentimento que querer ler a continuação! E não sabia dessa mudança de editora, ou não tinha percebido antes.. não entendi por quê..
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil! Eu não li ainda o segundo, mas minha nossa, melhor que o primeiro? Deve ser então um arraso! E falando em arraso a edição da intrínseca está maravilhosa mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Eu também amei esse livro!
    Preciso ler o terceiro ainda e isso acontecerá em breve, porque quero saber como tudo termina. Sua edição é maravilhosa <3
    Queria ter comprado a capa dura... Aliás, a minha edição é da Leya.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!

    Que resenha hein? Pelo visto você amou tanto quanto eu por que eu escrevia a resenha sem parar, eu amei perdidamente o segundo, foi simplesmente maravilhoso e foi uma loucura era ação o tempo inteiro e eu estava aflita feito uma doida e aquele final? Surtei total!! Ai comprei o terceiro é ate hoje não li e.e, acho que eu não quero que termina, claramente louca né? KKK mas enfim fico triste quando alguém leu primeiro e diz que não vai ler o segundo por que o segundo é um espetáculo. Tomara que a gente ame o terceiro.

    Beijinhos

    Resenha Atual


    ResponderExcluir
  15. Oi Sil! Pelo visto você se apaixonou pela série. Eu amo fantasia e confio na sua opinião, assim vou tentar ler a série o mais breve possível.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem? Confesso que não li a resenha para não pegar spoiler, pois essa é uma série que quero muito ler, hahaha. Que bom que você gostou do livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo